Secretários de saúde debatem sobre as pautas municipais do Sul da Bahia
Durante uma reunião online, nesta terça-feira, 13, os secretários de saúde dos municípios associados à Amurc acompanharam a apresentação da proposta de capacitação dos profissionais de saúde em diabetes e doença falciforme que será promovida pela equipe de extensão da Uesc. A ação é fruto do Programa AGIR-LS, e tem as duas instituições como parceiras.
A proposta de capacitação visa orientar os profissionais de saúde dos municípios para o atendimento preventivo aos portadores de diabetes e doença falciforme. A formação será realizada no formato híbrido (online e presencial), para a Atenção Primária (40 horas), Secundária (80 horas) e Terciária (120 horas) dos municípios.
A Professora da Uesc, Roseanne Montargil destacou que a ideia do Programa de Extensão, através do Programa AGIR, conta com o aval da Sociedade Brasileira do Pé Diabético, e vai trazer profissionais de outras localidades, a exemplo de especialistas vasculares, enfermeiros, endócrinos da Sociedade Brasileira de Pé Diabético.
A iniciativa prevê também o programa de formação no manejo da pessoa com doença falciforme para profissionais de saúde da atenção básica e dos serviços de urgência e emergência, visando acolher esses pacientes para que desejam estar presentes na Atenção Primária.
Demandas
A reunião foi uma oportunidade para que os secretários de saúde pudessem falar sobre a necessidade da regulação das cirurgias eletivas, uma das demandas que mais crescem nos municípios da região. Para isso, foi formada uma comissão com a secretária de saúde de Itabuna, Lívia Mendes, a secretária de Arataca, Neuza e o secretário de Jussari, Agnaldo Sotero, que irão buscar junto ao Costa do Cacau e algumas entidades, o atendimento à essas demandas.