Lideranças regionais debateram sobre a implementação de equipamentos no Aeroporto Jorge Amado
A Prefeita Monalisa Tavares representou a AMURC no Fórum realizado nesta quinta-feira, 16, no auditório do SEBRAE, em Ilhéus, visando debater sobre a necessidade do retorno das operações de aproximação e pouso por instrumento no Aeroporto Jorge Amado.
O evento reuniu ainda os prefeitos de Ilhéus, Valderico Reis e de Uruçuca, Magnólia Barreto, bem como vereadores, secretários municipais e representantes dos setores público, industrial e comercial, com o objetivo discutir e fortalecer a necessidade de ações políticas para viabilizar a modernização do instrumento regional.
O debate foi liderado pelo comandante Alexandre Mendes Reis, aviador experiente com mais de 8 mil horas de voo, que abordou questões estratégicas como segurança operacional e os altos custos das passagens aéreas na região.
Durante a apresentação, o comandante destacou que a falta de cartas de aproximação precisas, especialmente em períodos de chuva, aumenta os riscos de operação e gera problemas para passageiros e companhias aéreas. Segundo ele, essa deficiência tem levado a constantes alternâncias de voos para o aeroporto de Salvador, causando transtornos e altos custos.
“Os voos alternados para outros aeroportos geram custos adicionais para as companhias, que necessitam de arcar com hospedagem, alimentação e transporte dos passageiros, além de contribuírem para um maior impacto ambiental devido ao aumento do consumo de combustível”, explicou Alexandre Rei
A implementação do sistema RNP-AR, uma tecnologia que proporciona maior precisão nas aproximações por instrumentos, promete ampliar as operações noturnas, reduzir custos operacionais e, consequentemente, diminuir os preços das passagens. Essa modernização deve tornar Ilhéus mais acessível tanto para negócios quanto para o turismo.
No entanto, o projeto ainda enfrenta desafios, como a necessidade de remoção de edificações, postes e árvores que obstruem as operações. Superadas essas barreiras, o aeroporto terá potencial para a implementação do polo de informática e as operações de carga, consolidando Ilhéus como um importante centro estratégico de logística e turismo na Bahia.