Notícias

Amurc inaugura a Sala Lilás e celebra os 39 anos com a presença de representantes do Estado e da região

Com a presença da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM-Bahia), Elisângela Araújo, a deputada Estadual, Soane Galvão, prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas, vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada, a Amurc inaugurou nesta terça-feira, 30, o primeiro suporte de ouvidoria para atendimento às mulheres vítimas de violência do Território Litoral Sul da Bahia.

“A Sala Lilás é um equipamento de fundamental importância para a região e converge com a atuação junto ao Governo do Estado no lançamento de ações para o combate à violência contra as mulheres em oito territórios de identidade da Bahia”, declarou a secretária da SPM, que já está alinhando com a Amurc um trabalho de formação com a rede de atendimento às mulheres da região ainda no mês de março deste ano.

O Presidente Jadson Albano destacou parceria com a prefeitura de Itabuna, através do prefeito e vice-presidente da Amurc, Augusto Castro e a primeira-dama, Andréa Castro, nomeada embaixadora da Sala Lilás. “A conquista é histórica para os municípios da região, que vão contar com um equipamento estratégico para que mais mulheres de Itabuna e de cidades circunvizinhas tenham a oportunidade de denunciar os casos de agressão que estão sofrendo em um espaço acolhedor”, afirmou Jadson.

O encontro também foi marcado pela celebração dos 39 anos de fundação da Amurc, com destaque para a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Associação e o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública para as mulheres, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social para o enfrentamento à violência contra as mulheres e a pauta da Assistência Social.

Ao mesmo tempo, foi renovado o termo de cooperação técnica entre a Amurc e a Uesc, através do Programa Gerencial e Institucional às Prefeituras do Território Litoral Sul – AGIR-LS, visando potencializar as ações nos municípios. Dentre as ações desenvolvidas no ano de 2023, o Presidente Jadson Albano destacou a expansão da Associação, com 45 municípios associados, aliada a atuação em conjunto com as entidades privadas e dos órgãos públicos na defesa de pautas regionais.

Funcionamento

A Sala Lilás está funcionando na sede da Amurc, das 9 às 18 horas, com a presença de uma profissional especializada, que vai realizar a escuta de mulheres vítimas de violência. O depoimento será registrado no sistema da Ouvidoria Estadual, em Salvador, e a mulher será direcionada para um equipamento específico da sua localidade, a depender da demanda.

Mais informações, pelo telefone (73) 3613-5114.

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n