Notícias

CNM elenca principais bandeiras do movimento municipalista a serem analisadas pelo STF

amurc-01-03-09Muitas reivindicações do movimento municipalista estão em análise pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Algumas delas cujo impacto se estende a milhares de entes federados, como é o caso da divisão igualitária dos royalties de petróleo. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) prepara um documento onde reúne as pautas mais relevantes para ser entregue aos ministros do Supremo e demais membros do colegiado.

O material, elaborado pela área jurídica da entidade, traz os 10 itens principais a serem apreciados pelo órgão. São causas que reduzem a receita ou elevam as despesas municipais. Na visão do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o documento é uma forma de embasar o colegiado para sua tomada de decisão.

Dentre os itens que farão parte da publicação está a nova distribuição dos royalties de petróleo. A Confederação defende que essa repartição seja feita com todos os Municípios brasileiros e não somente com aqueles chamados confrontantes. Esse item está parado no STF há três anos e aguarda parecer da ministra Cármen Lúcia.

ISS
Um outro assunto a ser incluso no material diz respeito ao Imposto sobre Serviços (ISS). Ele é arrecadado em alguns setores como embalagens, rótulos, serviços gráficos ou serviços de manipulação de farmácia. O Supremo analisa se esse tributo deve ser cobrado pelos Municípios ou pelos Estados. Se positiva, a decisão pode representar mais receitas aos entes federados.

Lançamento
Fora esses dois temas, a CNM elencou outros oito que possuem igual importância para o movimento municipalista. A previsão é que o material seja lançado no início de outubro.

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n