Notícias

Amurc visita Buerarema no aniversário de emancipação política administrativa

Visita ao Município de Buerarema FOTO ASCOM AMURC

Durante as comemorações dos 55 anos de emancipação política administrativa de Buerarema, nesta terça-feira (17), a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc visitou o município através do Projeto "Município Vivo", que tem o objetivo dar visibilidade as ações do Poder Público Municipal e, ao mesmo tempo, compartilhar experiências e auxiliar no desenvolvimento de projetos na localidade.

A iniciativa da entidade municipalista tem levado aos municípios do Território Litoral Sul informações sobre as melhores práticas de outras gestões que poderão ser aplicadas, de acordo com a realidade da população. Segundo o coordenador executivo da Amurc, Luciano Veiga, nas últimas visitas do projeto, realizadas nos municípios de Itaju do Colônia, Firmino Alves, Iguaí e Barro Preto, verificou-se que os gestores estão desenvolvendo ações positivas, apesar da crise financeira nos municípios brasileiros.

Em Buerarema, além da queda na arrecadação municipal devido às desonerações tributárias, somam-se as questões indígenas e o êxodo de famílias bueraremenses para a cidade de Brusque, em Santa Catarina. Apesar dessas dificuldades, o prefeito José Agnaldo (Guima) Barreto dos Anjos revelou que o município tem buscado, junto aos Governos Estadual e Federal, a vinda de empresas com a finalidade de promover o retorno da geração de emprego e renda.

"Nós já temos uma empresa de Reciclagem que está gerando emprego para algumas pessoas da comunidade. O Adubo Orgânico, que hoje é produzido em nosso município e a ração para gado de engorda e gado de leite, que está sendo exportado para o Espírito Santo. Além disso, solicitamos para o município uma Feira Livre coberta, com 400 barracas cobertas, padronizadas, que é muito importante para a valorização do município", relatou o prefeito.

Com uma população estimada em 19.297 mil habitantes e um recurso federal limitado, o município tem buscado alternativas de incremento da receita, e com recursos próprios tem realizado obras de valorização social. "Estamos consertando as estradas vicinais para o acesso de ônibus escolares, reformamos o estádio da cidade e vários colégios. Estamos construindo uma Creche, um Posto Médico no quilômetro 2 e 3 da Zona Rural, que também vem sendo contemplada com a instalação de energia elétrica", destacou.

Ainda de acordo com o gestor, a participação popular no planejamento das ações municipais, por meio de audiências públicas tem contribuído muito para atender as reais demandas sinalizadas pela população. "O Orçamento Participativo é um exemplo disso, que foi feito no ano passado, e surtiu efeito. Por isso, sempre ouvirmos a sociedade para verificar as necessidades, quais as obras mais importantes que eles estão precisando", explicou Guima.

Investimentos

De acordo com o vereador de Buerarema, Hélio Almeida, o grande marco da administração do atual prefeito tem sido a grande articulação política da equipe de governo para a realização das obras e aquisição de equipamentos importantes para o município. "Além disso, estamos atuando junto ao Poder Executivo, com o intuito de contribuir para a vinda de empreendimentos para o nosso município, pois entendemos que a geração de emprego e renda é uma necessidade urgente da população de Buerarema", avaliou o representante do Legislativo.

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n