Imprimir

Gestores e Sociedade Civil, unidos pelo Desenvolvimento Social

. Posted in Amurc

SEMINÁRIO ODM-AMURC-21.02.13-foto. marcos de souza imprensa 11Pensar sobre os problemas que aflige os municípios do Território Litoral Sul, verificar os indicadores sociais e elaborar propostas para a criação de políticas públicas eficazes. Estes são os compromissos firmados nesta quinta-feira (21), em Itabuna, durante o I Seminário de Municipalização dos Objetivos do Milênio, entre prefeitos (as), secretários (as) municipais e representantes de diversos setores da sociedade civil organizada. A iniciativa visa reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida das pessoas até 2015.

O encontro foi realizado no auditório do Hotel Tarik Fontes e organizado pela Secretaria Geral da Presidência da República, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (PNUD), o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em parceria com a Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Ministério Público do Estado da Bahia - Itabuna e a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc.

Para o prefeito de Ibicaraí e presidente da associação, Lenildo Santana, o seminário foi o resultado claro do compromisso assinado pelos gestores, secretários e a sociedade em estar discutindo os problemas vivenciados na atualidade dos municípios e buscando as devidas soluções. De acordo com ele, o acompanhamento das medidas propostas pelo Governo Federal vai ajudar muito no desenvolvimento da Gestão Pública e "com a parceria da Amurc estaremos desenvolvendo um trabalho para que possamos nos reunir daqui a alguns anos e nos orgulhar dos indicadores sociais da nossa região", avaliou.

Cenário

A proposta chamou a atenção de lideranças municipais, entidades públicas e privadas da região, que aderiram à criação do Núcleo Regional dos Objetivos do Milênio com o desafio e a esperança de acabar com a fome e a miséria, a primeira meta a ser alcançada dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio à nível municipal. De acordo com dados dos Indicadores Municipais apresentados no Portal do ODM, o Brasil conseguiu reduzir, à nível nacional, em 50 % a quantidade de pessoas em Extrema Pobreza.

Porém, segundo o Censo, entre 2000 e 2010, o município de Itabuna conseguiu reduzir apensas, em 51,3% a proporção de pessoas que estavam abaixo da linha da pobreza, com renda domiciliar per capita inferior a R$ 140,00. Para alcançar a meta de redução de 50 %, até 2015, assim como estipula a ODM, os indicadores sociais devem cair para, no máximo 18,8 %. Já em Ilhéus, neste mesmo período, o município apresentou a redução de 57,0 %, sendo que para atingir a meta de redução, deverá ter no máximo, 23,7 %. Os dados estão disponíveis no site: www.portalodm.com.br

SEMINÁRIO ODM-AMURC-21.02.13-foto. marcos de souza imprensa 11
De acordo com o Secretário Nacional de Relações Político-Sociais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Wagner Caetano, apesar do país está bem posicionado em uma situação global, quando os dados são agrupados por região, estados e municípios percebem-se dificuldades para alcançar as metas como um todo. "O Brasil avançou muito nos últimos anos, nos indicadores sociais. Eles estão bem melhores do que há 10 anos, mas isso não é uma realidade nacional, há uma diferença de município para município", explicou.

Proposta

Por esse motivo, a ideia é envolver a sociedade e o Poder Público local na busca de soluções, estabelecer parcerias locais, com o Governo Estadual e Federal, bem como criar estratégias para atingir as metas nos municípios. Além de preconizar acabar com a fome e a miséria no Brasil, os demais Objetivos do Milênio vislumbram: Educação Básica de qualidade para todos; Igualdade entre sexos e valorização da mulher; Reduzir a Mortalidade Infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combater a Aids, a Malária e outras doenças; Qualidade de vida e respeito ao Meio Ambiente; Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

SEMINÁRIO ODM-AMURC-21.02.13-foto. marcos de souza imprensa 11

Os próximos passos serão para construir um planejamento das ações, com plano de trabalho, responsáveis por sua implantação, duração e recursos necessários; Criar um sistema de monitoramento e avaliação que deve ter como meta os indicadores e metas utilizados para a construção do perfil municipal; Adequar as metas ao contexto local; Criar metas intermediárias para manter o comprometimento político; Adotar agenda compatível com a realidade técnica e financeira; Incluir metas no Plano Pluri-Anual (PPA) e no Orçamento Municipal.

Iniciativa

A conquista de bons resultados pode ser observada com o programa: "O Ministério Público e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para todos", criado em 2008 pelo Promotor de Justiça, Clodoaldo Silva da Anunciação. O projeto tem a proposta de visitar e fiscalizar, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, as Escolas Municipais e Unidades Básicas de Saúde, com o objetivo de buscar, junto ao Poder Público, alternativas de melhorar as condições de ensino e saúde na Bahia.

SEMINÁRIO ODM-AMURC-21.02.13-foto. marcos de souza imprensa 11

A ideia começou a ser desenvolvida em Itabuna e atualmente é uma realidade em quase 50 municípios baianos. Hoje, trata-se de um trabalho institucional do Ministério Público, através das parcerias com o Governo Federal, Estadual e parcerias locais. "O trabalho que começou no interior chegou a capital e se expandiu em todo o estado da Bahia. Sobre o seminário, ficamos felizes com o evento e a adesão dos prefeitos e secretários, que vão levar para os seus municípios a ideia, e esperamos que seja colocado em prática", declarou.

Adesão

O Seminário reuniu representantes do Poder Público Municipal de 23 municípios do Território Litoral Sul, além do Poder Legislativo, Ministério Público, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Faculdade de Teconologia e Ciências (FTC), Unime, Ordem de Advogados da Bahia - Itabuna, Associação Comercial de Itabuna (ACI), Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Caixa Econômica Federal, Sindicato dos Professores de Itabuna, Território Litoral Sul, Associação Culto Afro Itabunense (Acai), dentre outras instituições.

SEMINÁRIO ODM-AMURC-21.02.13-foto. marcos de souza imprensa 21
A primeira reunião do Núcleo Regional do ODM será realizada no dia 14 de março, com local e horário a serem definidos. Os interessados em integrar ao grupo poderão entrar em contato com a Amurc, pelo telefone (73) 3613-5114 / 3617-8750. Para informações sobre os ODM no Brasil, acessar: www.odmbrasil.gov.br.

 

 

 

comments

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

Parceiros

parceiros-base

Municípios Aniversariantes

 MÊS DE DEZEMBRO

AURELINO LEAL

15.12.1965

COARACI

12.12.1952

IBICUÍ

12.12.1952

IGUAI

12.12.1952

IPIAÚ

02.12.1933

ITAJUÍPE

12.12.1952

ITAPÉ

28.12.1961

ITAPITANGA

21.12.1810

NILO PEÇANHA

19.12.1952

UBATÃ

12.12.1952

URUÇUCA

12.12.1952

casa cartucho