CONCURSO DOCENTE E O PROJETO DA UFSB - EDITAL 05/2014

campus-jorge-amado-ufesba

A Universidade Federal do Sul da Bahia está com inscrições abertas para Concurso Docente de Provas e Títulos em diversas áreas. São 23 vagas para professor adjunto (Carreira de Magistério Superior, na Classe A, Nível 01).

A UFSB é uma universidade jovem, que iniciou suas atividades letivas em setembro deste ano. Está sediada nas cidades de Itabuna-BA (campus Jorge Amado), Porto Seguro (Campus Sosígenes Costa) e Teixeira de Freitas (Campus Paulo Freire).

O Sul e o Extremo-sul da Bahia abrangem uma população de cerca de dois milhões de habitantes, com economia diversificada, onde se destacam atividades agropecuárias como o cultivo de cacau, gado e celulose, serviços e turismo. A região abriga uma extensa faixa litorânea com alguns dos mais atraentes destinos turísticos do país, como Porto Seguro, Ilhéus e Itacaré.

Nesta região, ainda se verifica uma expressiva carência de vagas no ensino superior público. Nesse sentido, a UFSB representa uma proposta de atuação transformadora, comprometida com a inclusão e o desenvolvimento regional.

Para isso, o projeto da UFSB reúne diversas inovações, postas em estudo e implantação em universidades do Brasil e do mundo nas últimas décadas, visando a inclusão e adequação às mais novas necessidades de aprendizagem e conhecimento no mundo contemporâneo. Destacam-se alguns aspectos do projeto da UFSB:

-Modelo formativo em ciclos, com titularidade progressiva;

-Rede de Colégios Universitários, garantindo capilaridade na presença da instituição em toda a região, com previsão para cobertura em 48 municípios e oportunizando o acesso para estudantes de pequenas cidades;

-Cursos de Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares no primeiro ciclo, garantindo uma formação inicial sólida;

-Regime quadrimestral, otimizando recursos financeiros, mão-de-obra e estrutura, bem como flexibilizando percursos formativos;

-Amplo uso de Tecnologia de Informação e ambiente virtuais de aprendizagem.

O atual concurso, por sua vez, também inova ao descentralizar sua primeira fase, viabilizando ampla participação de candidatos de diversas regiões do país. As provas escritas eliminatórias serão realizadas simultaneamente em: Itabuna, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. As perspectivas contidas no seu projeto colocam a UFSB entre as propostas que constituem um movimento de transformação no ensino superior em nosso país, com o objetivo de aproximar a universidade brasileira das mais avançadas experiências de ensino do mundo, capaz de responder às demandas do nosso tempo e às urgentes necessidades de desenvolvimento e sustentabilidade da sociedade.

Mais informações, edital e inscrições no site da UFSB: www.ufsb.edu.br

 

 

 

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n