Josefina presta contas e apresenta projetos na sessão de abertura da Câmara de Coaraci

A prefeita de Coaraci, Josefina Castro (PT), aproveitou a sessão de abertura da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (23), para prestar contas de ações realizadas no ano de 2014 e apresentar projetos para este ano. Em sua exposição aos membros do legislativo, a gestora, que estava acompanhada pelo vice-prefeito Sérgio Fraife (PP), destacou dados sobre os atendimentos no Ponto Cidadão, concessão de títulos de terra a agricultores familiares, ampliação do Bolsa Família e investimentos em educação que levaram o município a superar a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Outra conquista destacada foi a implantação de um Colégio Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia em Coaraci.

sessao de abertura - foto

De acordo com os números apresentados pela prefeita, em 2014 foram realizados 5.552 atendimentos no Ponto Cidadão, serviço onde são emitidos gratuitamente carteiras de identidade e de trabalho, CPF e certidões previdenciária e de antecedentes criminais. Na área social, a prefeita informou que no ano passado 898 famílias carentes receberam acompanhamento do Serviço de Atendimento Integral à Família e outras 93 foram acolhidas pelo Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), que atende pessoas que tiveram direitos violados.


Também no campo social, a apresentação enfatizou a importância do programa Bolsa Família para o município. Com o esforço do governo municipal para a modernização do sistema de cadastro, houve uma ampliação de 13,44% do número de beneficiários entre 2009 e 2014. Somado ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), o programa de complementação de renda, do governo federal, é responsável hoje pela injeção mensal de R$ 2.460.837,00 na economia de Coaraci.


Josefina Castro chamou atenção ainda para ações na área da saúde, com a ampliação da atenção básica e a inauguração da nova unidade de saúde da família no Bairro Maria Gabriela, o mais populoso de Coaraci. A obra recebeu investimento de R$ 407 mil, fruto de parceria do município com o governo federal, e tem projeto arquitetônico que segue os padrões do Ministério da Saúde.


Limpeza – A prefeitura disse que a principal meta do governo tem sido "organizar a cidade e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs de Coaraci". Para isso, ela considerou importantes ações como a melhoria da limpeza pública, com a mudança do sistema de coleta de lixo e a deflagração da campanha "Entulho Zero", iniciativas que deixaram a cidade mais limpa. Nesse mesmo sentido, ela mencionou investimentos em obras de saneamento básico, calcetamento de ruas e recuperação de praças.


Com relação às perspectivas para 2015, a gestora municipal destacou objetivos como a conclusão do Plano Municipal de Saneamento, a busca de recursos para asfaltar as principais ruas de Coaraci, além de patrolar estradas na zona rural. Outra intenção do governo é adquirir um micro-ônibus para o transporte de pacientes e dois ônibus escolares, buscando facilitar o acesso dos estudantes às unidades de ensino.

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n