Notícias

Com apoio da Amurc, Itabuna sedia 1º Encontro Regional sobre Acácia Mangium

 Texto e fotos: Alline Meira 

Como uma iniciativa de incentivar a produção de mudas de acácia mangium para reflorestamento e possibilidade de melhorar a qualidade do solo da região, na manhã desta terça-feira, 05, no auditório da Faculdade Santo Agostinho em Itabuna, aconteceu o 1º Encontro Regional sobre Acácia Mangium.

prefeitodejussaria.jpg
Prefeito de Jussari Antonio Valete fala em evento

Com apoio da Amurc, Ceplac, Prefeituras Municipais de Jussari e Itabuna e Instituto Chocolate, o evento buscou apresentar alternativas sustentáveis, sócio econômica e ambiental para as regiões de pecuária no sul da Bahia através da planta leguminosa.

Para o prefeito de Jussari e tesoureiro da Amurc, Antônio Valete, a associação está sempre preocupada com situações econômica e sustentável dos municípios da região e a busca por alternativas para a recuperação de áreas desgastadas é uma das prioridade.

“Com a mudança da cultura de produção de cacau para a criação gado é evidente o crescimento de áreas devastadas em nossa região. O apoio direto para este evento apresenta uma das alternativas para a recuperação das áreas degradadas, impulsiona a economia para os produtores, além de preservar o meio ambiente com a recuperação de áreas afetadas negativamente com o desmatamento”, destacou o representante da Amurc.

O coordenador do evento e diretor de agricultura da secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente de Itabuna, Erlon Botelho, expressou que as leguminosas são conhecidas por contribuírem de forma significativa para a fixação de nitrogênio no solo, o que melhora a fertilidade do terreno.

“Além disso, a espécie acácia mangium também tem grande capacidade de adaptação a solos degradados, além de contribuir com matéria orgânica na cobertura do solo, mantendo sua umidade”, descreveu.

A variedade da leguminosa chama atenção pela alta qualidade de sua madeira, além de poder ser utilizada na construção civil e na fabricação de móveis. A árvore acácia também é propícia à utilização consorciada com outros cultivos, bem como para paisagismo, reflorestamento e recuperação de áreas degradadas sendo uma nova alternativa econômica e ambiental. 

Acácia Mangium 

A acácia mangium é originária da região que compreende o norte da Austrália. Suporta uma grande variação de temperatura e se adapta a solos de baixa fertilidade e drenagem. Mesmo assim, tem um crescimento porque requer poucos nutrientes para se desenvolver. Por isso sua produção é muito rentável.

Nova alternativa econômica e ambiental. Solução para as áreas desmatadas para a pecuária; alimento pra gado, madeira para a propriedade e produção de móveis. Poupança verde ou reservas energéticas.

prefeitodejussaria2.jpg

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n