Notícias

Finalizada primeira turma do Curso de Capacitação do Gestor Público

Depois de seis meses estudando práticas de organização e administração do trabalho adotadas na área pública, gestores e servidores de 11 municípios do Território Litoral Sul concluíram a primeira turma do Curso de Capacitação do Gestor Público, resultado da parceira entre o Instituto Nossa Ilhéus (INI), a Universidade Estadual de Santa Cruz/Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis e a Associação de Municípios da Região Cacaueira da Bahia (AMURC).

Curso_de_Gestores_Publicos_UESC_ft_Ruy_Penalva.JPG

Os representantes de Ilhéus, Itabuna, Una, Buererema, Itapé, Ubaitaba, Ubatã, Itacaré, Gandú, Firmino Alves e Itajuípe que concluíram o curso, tiveram a oportunidade de formar uma consciência crítica e ética, considerando a eficiência e a eficácia da gestão pública, qualificando-se para intervirem na realidade social, política e econômica da região.

Sobre o curso, o vice-prefeito de Itajuípe, Leandro Junquilho, comenta que é de fundamental importância para os atuais gestores se capacitarem e entenderem a dinâmica da administração pública brasileira nas três esferas. “Assim, podemos fazer uma gestão mais técnica, bem planejada e com alocação de recurso mais estratégica, a fim melhor atuar em um cenário com questões sociais e demandas crescentes, porém com recursos escassos”, comenta o participante.

Já o técnico administrativo da Secretaria de Educação de Buerarema, George Alves, ressalta que, além da importância da transparência como uma ferramenta norteadora do trabalho de gestão, a aplicabilidade do conteúdo poderá se dar por meio da elaboração/atualização do plano diretor, do estudo da dotação orçamentária (LOA e LDO), na atenção que deve ser dada à Lei de Responsabilidade Fiscal, e ainda, na construção de projeto de Meio Ambiente para preservação das nascentes e a destinação correta dos resíduos sólidos. “Partindo de uma visão mais prática, dentro do município, o curso funcionou como uma alavanca para a atuação consciente dos gestores públicos”, avalia.

A capacitação abordou seis disciplinas, totalizando 180h/aula: Ética na Gestão Pública; Planejamento e Gestão Urbana; Gestão Orçamentária e Financeira do Setor Público; Gestão dos Recursos Humanos; Gestão Ambiental para a Sustentabilidade; Gestão e Tecnologia com foco na transparência.

A realização do curso é uma das metas do termo de cooperação técnica assinado entre a UESC/DCAC e o INI durante o Encontro Território Litoral Sul MAIS Sustentável, em setembro do ano passado e fortalece o compromisso dos municípios do Litoral Sul que já aderiram ao Programa Cidades Sustentáveis. Enquanto iniciativa da sociedade civil organizada, o curso foi uma forma de contribuir com o poder público constituído para o mandato 2017 – 2020.

Ainda com esse intuito, está prevista a instalação do Observatório Território Litoral Sul MAIS Sustentável, na UESC, que subsidiará os prefeitos eleitos a elaborarem seus Planos de Metas, visando à melhoria da qualidade de vida da população da região.

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n