Notícias

Seminário destacou inovação da Gestão Pública Municipal

As melhores práticas da gestão pública municipal foram apresentadas no Seminário Gestores Públicos do Sul da Bahia, realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Ilhéus. Ao longo de palestras e oficinas, prefeitos, secretários e agentes de desenvolvimento tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e conhecer cases de sucesso, como da cidade de Gramado-RS. O seminário foi realizado pela Sebrae, em parceria com a Amurc e Institutos Natura, Arapyaú e Nossa Ilhéus.

 

LUCIANO_AMURC.jpg

PEDRO_GRAMADO_2.jpg

Abel_FORUM_DE_TURISMO.jpg

AUDITORIO_PALESTRA_FUNDO.jpg

AUDITORIO_PALESTRA.jpg


Com a supervisão da Associação de Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano - Amurc, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz - Uesc, secretários municipais que integram os fóruns de Saúde, Educação, Assistência Social, Agricultura e Meio Ambiente, Comunicação, Cultura e Turismo apresentaram projetos e ações que estão sendo desenvolvidos em suas secretarias e compartilhadas com outros gestores municipais.


A ideia integra o Programa de Apoio Gerencial e Institucional ás Prefeituras do Litoral Sul, criado em 2011. Até hoje, promove a qualificação e o aperfeiçoamento dos gestores públicos municipais nas áreas estratégicas para o desenvolvimento local. O objetivo, segundo o secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, visa “aumentar a eficiência e eficácia na execução de políticas públicas e na condução de sua implementação”.


Com ações planejadas e aplicadas de forma estratégica no município, o secretário de Turismo de Canavieiras, que também preside o Fórum de Turismo, Abel Lisboa revelou que é possível ter um aquecimento na economia, através da geração de emprego e renda. “Nós estamos ainda no primeiro ano de gestão, mas planejando para o ano de 2018 e a gente está aprimorando as ações para ter a nossa região e a nossa cidade rumo ao desenvolvimento”.


Durante o encontro, o público também foi motivado com a experiência vivenciada pelo ex-prefeito de Gramado, no Rio Grande do Sul, Pedro Bertolucci. Em 18 anos como gestor público, ele investiu em inovação e na qualidade de vida da população, restaurando a infraestrutura da cidade e na realização de eventos culturais. Hoje, a cidade de 35 mil habitantes possui um grande potencial turístico, e recebe todos os anos 5 milhões de turistas.


Segundo Pedro, o envolvimento de todos os representantes da sociedade é fundamental para o desenvolvimento local, mas a comunidade precisa “abraçar” a ideia. “Um tripé funciona muito bem: a comunidade, a iniciativa privada e o Poder Público. Se uma delas não funcionar, a comunidade pode tomar iniciativa, com o apoio das lideranças comunitárias e associações”.


Como parte da programação, o público-alvo do evento participou de uma capacitação para elaboração do Plano de Metas de seus municípios, realizado pelo Instituto Nossa Ilhéus (INI) e a Rede Brasileira por Cidades Justas Democráticas e Sustentáveis. Com base no plano de metas, os gestores ficarão responsáveis por elaborar o plano plurianual. Com ele, é possível, por exemplo, ter benefícios e economias importantes para a máquina pública e trabalhar com metas claras nos diversos setores, a fim de ter um ambiente político mais resolutivo.


Avaliação
O prefeito de Canavieiras e vice-presidente da Amurc, Clóvis Roberto Almeida levou sua equipe de secretários municipais e destacou que as orientações técnicas apresentadas no seminário são fundamentais para o desenvolvimento da gestão pública. “Evento importante, muito proveitoso porque estamos buscando capacitação e unir forças para que a gente possa produzir serviços de qualidade com eficiência, motivando toda a nossa equipe”.


Já o prefeito de Jussari, Antônio Valete revelou que o Seminário foi importante para ter informação atualizadas e trocar experiências sobre as ações da gestão municipal. “As informações apresentadas pelos fóruns foram importantes porque a gente vê que os secretários estão participando, estão tendo conhecimento sobre como conduzir de forma eficaz as ações e projetos das suas pastas no município”.

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n