Notícias

Sema discute a revitalização da Bacia do Rio Cachoeira

rio_cachoeira_2.jpg

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) , promovem nesta terça-feira (23) e nos dias 30 e 31 deste mês, respectivamente, consultas públicas nos municípios de Itororó, Ibicaraí e Itabuna, no sul do estado, voltadas à elaboração do Plano de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira, que está inserido no Projeto Cachoeira, do Programa de Desenvolvimento Ambiental (PDA) da Sema.

Nas consultas públicas, serão apresentados os estudos sobre o uso do solo e identificação de nascentes da Bacia do Rio Cachoeira, desenvolvidas pelo consórcio entre as empresas V&S Ambiental/Nemus, contratada por meio do projeto. A ideia é que os agricultores, representantes de assentamentos e das prefeituras tenham conhecimento desses estudos e confrontem os dados com a realidade dessas localidades, para que possam contribuir com propostas para a elaboração do Plano de Revitalização do Rio Cachoeira.

Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis, "o objetivo das consultas é dialogar e articular a construção do Plano de Revitalização. É fundamental a participação dos atores regionais, territoriais e locais nesse processo de elaboração de estratégias em prol da revitalização, pois estes são os maiores interessados".

De acordo com o diretor de Políticas de Biodiversidade e Florestas da Sema, Murilo Figueredo, o momento é de apropriação pela sociedade da realidade atual da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira, participação dos atores regionais e início das pactuações para estabelecer a governança para revitalização da bacia. "O Plano Estratégico de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira será o norteador para as ações de revitalização dessa bacia, além de servir de subsídio direto para a elaboração do Plano de Bacia do Rio Cachoeira".

Para a coordenadora da Diretoria de Educação Ambiental da Sema, Iara Morena, "as três consultas terão formato e conteúdo iguais. A ideia é conseguir atender às três regiões da bacia. Quem vai conduzir as oficinas são os técnicos das empresas, mas a Sema vai estar presente, apoiando essa condução. O objetivo é que, com as contribuições dos participantes, a empresa sistematize, para que em um próximo momento, haja a validação da minuta desse plano".

O projeto de Revitalização do Rio Cachoeira é uma ação do PDA – Bahia, desenhado pela Sema e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que possui três componentes - diagnóstico ambiental e cadastramentos no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), restauração produtiva em áreas prioritárias para conservação e a elaboração do Plano de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira, que contará com um Plano de Governança e um banco de projetos estruturantes. O propósito é construir as definições das ações para a recuperação de nascentes e cursos d’água na Bacia e o desenvolvimento de ações que promovam melhoria na qualidade dos corpos d’água.

 

Cronograma

Dia 23– Itororó

Local: Fundação Cultural Cabana da Ponte, na Rodovia BR-415 km 138, (Contemplando atores dos municípios de Itororó, Firmino Alves, Itapetinga e Santa Cruz da Vitória)

Dia 30 - Ibicaraí

Local: Academia de Educação Montenegro, na Avenida São Vicente de Paula, 462, Centro, (Contemplando atores dos municípios de Ibicaraí, Itajú do Colônia, Floresta Azul, Barro Preto e Itapé)

Dia 31– Itabuna

Local: Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), na Praça José Bastos, 55, Osvaldo Cruz (Contemplando atores dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Jussari e Buerarema

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n