Notícias

Aula Magna marca início da primeira turma do Curso de Capacitação do Gestor Público, na UESC

convite1.jpg

A Aula Magna com o tema “Inovação na Gestão Pública“, proferida pelo Prof. Dr. Lívio Giosa, marcará o início da primeira turma do Curso de Capacitação do Gestor Público. Será no dia 12 de maio, às 14h, no Auditório de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

O curso de extensão é um marco para a região e vai estimular a formação de consciência crítica e ética, a eficiência e a eficácia da gestão pública, para que os gestores municipais estejam mais aptos a intervirem na realidade social, política e econômica da região. São 35 participantes selecionados, dentre eles, vice-prefeitos, secretários e servidores públicos de 14 municípios – Ilhéus, Itabuna, Barra do Rocha, Una, Uruçuca, Ubatã, Itapé, Ibiá, Buerarema, Ubaitaba, Firmino Alves, Itacaré, Gandu, Itajuípe. Confira a lista de aprovados:https://goo.gl/PGrKMc

Resultado da parceria entre o Instituto Nossa Ilhéus (INI), o Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da UESC (DCAC), com apoio do Instituto Arapyaú e da Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (AMURC), a capacitação vai abordar práticas de organização e administração do trabalho, adotadas na área pública. Para isso, serão contempladas seis disciplinas, totalizando 180h/aula: Ética na Gestão Pública; Planejamento e Gestão Urbana; Gestão Orçamentária e Financeira do Setor Público; Gestão dos Recursos Humanos; Gestão Ambiental para a Sustentabilidade; Gestão e Tecnologia com foco na transparência. As aulas acontecerão às sextas-feiras e aos sábados, em caráter presencial e parte à distância.

A professora, diretora do DCAC/UESC e coordenadora do curso, Sônia Fonseca, espera que o curso traga novas perspectivas na Gestão Pública local. “O Brasil está sendo passado a limpo e não há mais espaço para a ineficiência burocrática da gestão pública, que é responsável pela eficiência no atendimento das necessidades dos munícipes. A proposta é disponibilizar ao gestor público novas tecnologias capazes de promover maior aproveitamento dos recursos públicos, atingindo resultados eficazes”. Ela destaca que a gestão pública precisa ser orientada para o cidadão, consubstanciada pelos princípios constitucionais da impessoalidade, legalidade, moralidade, publicidade e economicidade. “Assim, espera-se que no decorrer da capacitação, esses princípios constitucionais sirvam, não só de temas para reflexão, mas também de práticas na gestão das cidades do Território Litoral Sul da Bahia”, comenta.

Já a presidente do Instituto, Maria do Socorro Mendonça, comemora a realização da capacitação e destaca que esta é uma das metas do termo de cooperação técnica assinado entre a UESC/DCAC e o INI durante o Encontro Território Litoral Sul MAIS Sustentável, em setembro do ano passado. “Enquanto sociedade civil organizada, este curso foi a forma que encontramos para contribuir com o poder público constituído para o mandato 2017 – 2020. Além disso, será instalado o Observatório Território Litoral Sul MAIS Sustentável, na UESC, que subsidiará os prefeitos eleitos a elaborarem seus Planos de Metas, visando a melhoria da qualidade de vida da população da nossa região. A sociedade civil contribuindo para que governos sejam participativos é um direito que não se pode abrir mão”, explica. 

A capacitação fortalece o compromisso dos municípios que já aderiram ao Programa Cidades Sustentáveis se comprometendo com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, com melhor distribuição de renda, permanente geração de empregos e respeito ao meio ambiente, por meio de uma gestão democrática e por metas. Já os gestores que ainda não aderiram, podem fazê-lo a qualquer momento, sendo o curso uma oportunidade de aprimorar o conhecimento sobre uma eficiente gestão. 

Instituto Nossa Ilhéus – O INI foi fundado em 09 de março de 2012, e é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações. Faz parte da Rede Brasileira por Cidades Justas Democráticas e Sustentáveis. Está aberto a todos que desejam engajar-se em suas atividades. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. Acesse o site www.nossailheus.org.br e a fanpage facebook.com/InstitutoNossaIlheus.

 

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n