Notícias

CGU avalia administração de Itabuna como a mais transparente da Bahia

Aérea Centro Administrativo de Itabuna foto Pedro Augusto
Aérea Centro Administrativo de Itabuna

O município de Itabuna é o mais transparente de todo o estado da Bahia no que diz respeito às informações sobre seus gastos públicos. O ranking divulgado neste final de semana pela Controladoria Geral da União (CGU) revela que o município obteve uma nota de 9,4, numa escala entre zero e 10.

Na pesquisa, a CGU analisou todos os estados brasileiros, além de 1.586 municípios. De acordo com o jornal O Globo, as cidades brasileiras foram muito mal avaliadas. Mais da metade delas recebeu nota baixíssima, entre 0 e 0,99. Além do município mais transparente da Bahia, Itabuna também ganhou destaque nacional ao assegurar a 42ª posição no Brasil no cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Prefeito de Itabuna Clauidevane Leite - Foto Pedro Augusto
Prefeito de Itabuna Clauidevane Leite

Para o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, o resultado da pesquisa mostra a seriedade da sua administração na aplicação dos recursos públicos. Vane lembra que a participação contínua da sociedade na gestão pública é um direito assegurado pela Constituição Federal, permitindo aos cidadãos não só participar da formulação das políticas públicas, mas, também, fiscalizar de forma permanente a aplicação dos recursos públicos.

De acordo com a Constituição o cidadão tem o direito não só de escolher seus representantes, de quatro em quatro anos, mas também acompanhar de perto, durante todo o mandato, como esse poder delegado está sendo exercido, supervisionando e avaliando a tomada das decisões administrativas.

Aérea de Itabuna
Aérea de Itabuna

"Se em poucas cidades brasileiras isso, de fato, existe, podemos garantir que, em Itabuna, essa é uma marca que deixaremos da nossa gestão, agora reconhecida nacionalmente", afirma o prefeito de Itabuna. Vane explica que da Bahia, além de Itabuna, apenas Elísio Medrado, com nota 8,3, ficou entre as 100 primeiras cidades brasileiras.

Salvador ocupa a 174ª posição no ranking nacional, sendo a quarta entre as baianas, com nota 5.83. Dos 417 municípios da Bahia, 61 não têm nenhum tipo de transparência pública de acordo com as normas da Lei de Acesso à Informação (LAI). O levantamento tem como base a Escala Brasil Transparente (EBT). A EBT é um indicador que tem o objetivo de avaliar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI).
________________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria Municipal de Comunicação

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n