Notícias

UPB E SSP discutem segurança pública no interior do estado

O secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa, participou nesta quarta-feira (1/7) de reunião promovida pela UPB com prefeitos, presidentes de Consórcios Intermunicipais, na sede da entidade. A intenção foi apresentar ao titular da pasta as demandas dos municípios relacionadas a efetivo policial, infraestrutura de delegacias e viaturas, combate ao tráfico de drogas e a delitos contra bancos e caixas eletrônicos no interior do estado.

SEGURANÇA-SECRETARIO-26
Secretário apresentou planejamento da SSP a presidentes de Consórcios Intermunicipais

Apesar de não ter obrigação constitucional de administrar a área da segurança pública, os municípios baianos vêm colaborado com a manutenção de serviços, como aluguel de delegacias, combustível de viaturas alimentação de presos e outras despesas. Na pauta apresentada ao secretário Maurício Barbosa foi solicitado maior diálogo entre prefeituras e comandos regionais das polícias civil e militar no sentido de otimizar esta disposição de parceria com o Estado na área da Segurança Pública.

"Estamos abrindo um canal de diálogo com a SSP. Acredito que esta seja a melhor forma e o caminho para solucionar as demandas dos municípios", afirmou a presidente da UPB prefeita Maria Quitéria. Do secretário, ela e os demais prefeitos obtiveram informações sobre estratégias da Secretaria de Segurança no sentido de ampliar efetivo e inteligência no interior. Em gráficos foram apresentados números e o planejamento de criar 12 novos centros integrados de monitoramento.

Sobre uma das principais queixas dos gestores, os assaltos a bancos e explosão de agências e caixas eletrônicos, Maurício Barbosa alertou que é preciso pressionar também a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que, segundo ele, não tem investido tecnologia e segurança nas agências e terminais eletrônicos espalhados pelas cidades. "O município tem até mais força que o estado neste quesito de cobrar das instituições financeiras porque é ele quem libera a instalação dos bancos na cidade", argumentou.
O secretário afirmou ainda a disposição do Governo do Estado da Bahia em articular com os consórcios intermunicipais a interiorização do programa Pacto Pela Vida, na criação de gabinetes de gestão integrada com a participação do Ministério Público, do judiciário, das Câmaras Municipais, sociedade civil e demais entidades que compõem o pacto.

Para o presidente da comissão criada na UPB para analisar a temática, prefeito de Araci, Silva Neto, a aproximação com a secretaria foi positiva. "Nós conseguimos discutir os aspectos da relação entre estado e município para que a gente possa garantir segurança pública de qualidade para a população", avaliou. Silva Neto disse que a comissão aguarda a posição do governo do estado para realização de um grande seminário sobre a segurança pública e os municípios na segunda quinzena de julho.

Participaram do encontro o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Anselmo Brandão, o delegado chefe da polícia Civil, Bernadino Britto Filho, o diretor geral do Departamento de Policia Técnica, Elson Jeffeson Neves, e o comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. José Nilton Nunes.

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n