Notícias

Durante a Escuta Social do Plano Plurianual Participativo – PPA 2016-2019 realizado nesta quinta-feira, 16, em Itabuna, o presidente da Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana destacou a importância da participação do Poder Executivo para o conhecimento das demandas, visando implementação de políticas públicas nos municípios. O documento constará propostas que estão sendo sugeridas pela sociedade civil organizada e que estarão no Plano do Governo Estadual para os próximos quatro anos.

Escuta Social

"É importante a participação dos municípios, pois, muito do que vai ser sugerido e apresentado pelo cidadão, vai ser planejado pelo Governo do Estado, mas compete aos municípios, a execução dessas políticas. Então, é importante que os municípios estejam presentes, exatamente para ter conhecimento daquilo que está sendo demandado e, sugerir aquilo que pode ser executado nos municípios para a solução dos problemas propostos", explicou o gestor.

Escuta Social do PPA

No contexto econômico, o presidente da Amurc reforçou a proposta de revitalização da lavoura cacaueira, já que abrange grande parte do Território Litoral Sul, mas sem deixar de levar em consideração todo o contexto regional, com o surgimento de outras fontes de renda. "O que a gente precisa é ter a percepção que essas ações irão repercutir na vida regional ao longo de um período. Por isso, precisamos nós fortalecer para que tenhamos o aproveitamento melhor da economia cacaueira", declarou.

A importância de construir propostas em conjunto com a população e as organizações foi também citado pelo prefeito, que ressaltou uma série de ações que precisam ser discutidas, a exemplo do setor educacional, com a chegada dos Institutos Federais da Bahia, da Universidade Federal do Sul da Bahia, de mais um curso de medicina, além da questão ambiental. "Espero que possamos construir um trabalho de fortalecimento daquilo que já buscamos no nosso dia a dia", analisou Lenildo.

A presença de instituições de vários setores da sociedade tornou o debate democrático para a construção das propostas. Para o Pró-Reitor de Extensão da Uesc, Alessandro Santana, a instituição de ensino superior entra com a parte de Ensino, Pesquisa e Extensão, mas, muito mais no sentido de ouvir e construir coletivamente com a sociedade, uma solução para o problema. "Não dá para pensar a região de uma forma isolada, não da para pensar como sendo apenas um somatório de instituições, mas um somatório no sentido de convergência de pensamentos e ações".

No campo da educação, o coordenador geral do Território Litoral Sul, Carlos Alberto (Garotinho), revelou estão sendo analisadas as diretrizes operacionais da educação no campo e a meta 21 para o Plano Estadual e dos Municipais, que norteia 18 propostas para o setor. "Sem educação a gente não muda a concepção de um povo, e a gente quer que o nosso povo seja fortalecido no campo, e que tenha atrativos suficientes para que ele continue se pertencendo e quando as políticas públicas chegarem, eles terão o conceito de sujeito".

O evento contou com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de Itabuna; Prefeitura de Uruçuca; Coordenação Estadual dos Territórios; Sema; Inema; SDR; Seplan; Câmera de Vereadores de Itabuna; MLT; AGP; STT de Itabuna; Coop. Centro Sul, Fread, dentre outras organizações civis.

Durante uma reunião na tarde desta terça-feira, 31, com o Secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Carlos Martins, os prefeitos associados a Amurc apresentaram as demandas de infraestrutura dos municípios na região, na tentativa de solucionar os entraves da região. Ao mesmo tempo, o Presidente Lenildo Santana solicitou o envolvimento da Secretaria na luta pela implantação da Região Metropolitana do Sul da Bahia (RMSB).

02-Reunião-Sedur-AMURC-Foto-Ascom-Sedur

A audiência foi uma solicitação da Amurc, que junto ao Governo do Estado da Bahia tem realizado reuniões constantes. Com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), por exemplo, a entidade mantém uma agenda mensal para o alinhamento de serviços que estão sendo prestados a população de Itabuna e região. A regularização desses procedimentos foi possível através de uma parceria firmada entre a Amurc, Sesab e Prefeitura de Itabuna, que conseguiu o aporte de R$ 1 milhão.

Prefeitos em Salvador FOTO DIVULGAÇÃO

A construção de uma agenda positiva com as Secretarias do Estado é o objetivo da entidade municipalista, que busca fortalecer a parceria entre os entes estadual e municipal. Nesse sentido, a audiência com a Sedur foi uma oportunidade para que o secretário pudesse conhecer as obras em andamento nos municípios, em convênio com o Estado e as solicitações de cada gestor para a sua localidade. O secretário Carlos Martins revelou que o Governo continuará investindo nos projetos que já estavam sendo executados.

Sobre a implantação da Região Metropolitana do Sul da Bahia, o representante do Estado revelou que estará estudando o projeto junto à equipe técnica, além de compartilhar o documento com as demais secretarias estaduais e o governador Rui Costa. A proposta, segundo Lenildo, visa desenvolver ações estruturantes em comuns, de forma organizada e planejada, entre os municípios limítrofes da região.

Para a prefeita de Floresta Azul, Sandra Cardoso, a reunião solicitada pela Amurc foi bastante positiva, principalmente porque reuniu prefeitos e o secretário da Sedur, na tentativa de atendimento aos pleitos municipais. "Espero que iniciativas como essa possam ser repetidas em reuniões com outras secretarias", declarou a prefeita.

Além dos gestores de Ibicaraí e Floresta Azul, a reunião contou ainda com a presença de prefeitos (as) e representantes dos municípios de Camacan, Coaraci, Canavieiras, Pau Brasil, Uruçuca, Aurelino Leal, Itarantim, Barra do Rocha, Una, Almadina, Ibicuí, Santa Luzia e Itabuna.

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul – CDS-LS publicou nesta segunda-feira, 16, o edital 001/2015 para o processo seletivo simplificado que visa a contratação temporária de 4 (quatro) técnicos de nível superior que atuação no desenvolvimento da Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) dos municípios consociados, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia – Sema.

Lenildo Santana FOTO MARCOS SOUZA  853x1280
Lenildo Santana

De acordo com o presidente do CDS-LS e da Amurc, Lenildo Santana, o concurso vem atender ao convênio (007/2014) firmado com a Sema, através da Gestão Ambiental Compartilhada, no qual, o objetivo principal é "apoiar os municípios na estruturação do seu Sistema de Meio Ambiente".

De acordo com o edital, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre os dias 23 e 27 de março, na sede do CDS-LS, onde também funciona a Amurc, na rua Almirante Tamandaré, nº 405, centro de Itabuna, das 09 às 12hs; das 14 às 16h30. Os candidatos deverão possuir formação nas áreas de Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Engenharia Sanitária, Engenharia Ambiental e, ou Curso Superior com Experiência na Área de Licenciamento Ambiental.

O edital para o processo seletivo, bem como os resultados estarão disponíveis no site <www.amurc.com.br> e no site transparência oficial <www.ibicarai.ba.io.org.br> Portal da Prefeitura Municipal de Ibicaraí, ora utilizado pelo Consórcio para publicitar o edital e por meio de atos escritos na sede da Amurc e em repartições públicas.

O Processo Seletivo Simplificado visa à contratação pelo prazo determinado de até 12 (doze) meses, com possibilidade de renovação.

Acontece nesta Terça Feira, dia 17 de março de 2015 no auditório da FTC /Itabuna pontualmente as 19h00min. Mais um encontro do FÓRUM REGIONAL DA PEQUENA EMPRESA e durante o encontro será apresentado o projeto as 8 DICAS PARA SUA EMPRESA CRESCER; inclusive na CRISE. As sete dicas serão apresentadas por Administradores e consultores de Empresas dentre eles estão Glaucon Esmeraldo, Noely Mendes ambos graduando em ADMINISTRAÇÃO pela FTC e Jade Vasconcelos graduando em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Estadual de Santa Cruz e as dicas são ligadas a área da GESTÃO FINANCEIRA a exemplo de: 1- Planejamento, 2- Custos Fixos X Variáveis, 3-Raios-X no fluxo de Caixa, 4-Precificação, 5-Fidelização, 6- Pessoa Física X Pessoa Jurídica, 7- Acompanhamento diário e a 8ª dica será uma Palestra sobre as Linhas de Crédito da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL a ser apresentada pelo Superintende Regional Dr. Marcus Vinicius Nascimento. A entrada é franca, porém, quem necessitar de Certificado contribuirá com R$ 10,00 (Dez Reais).

1ampesba final

O Evento é uma realização da AMPESBA (Associação das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais do Estado da Bahia) e conta com o apoio da FTC/Itabuna, CONAMPE, Gráfica COMPÁCTA e Jet Print, finalizou Valdir Ribeiro. Presidente da AMPESBA.

AS SETE DICAS são procedentes do site: administradores.com.br

Durante uma reunião realizada na manhã desta terça-feira, 10, na Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o Estado se comprometeu em efetuar o repasse de recursos retroativo ao dia 1º de março a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Maternidade Ester Gomes, o Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães (Hblem), entre outros prestadores para o restabelecimento, ainda esse mês, dos procedimentos de saúde que não estavam sendo executados, entre eles, as cirurgias eletivas na Microrregião de Itabuna.

Reunião em Salvador Foto Divulgação 2


O encontro contou com a presença do presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, dos prefeitos de Itabuna, Claudevane Leite e de Pau Brasil, José Alberto dos Santos, do secretário de saúde de Itabuna, Éric Etinger, do supervisor da Regulação do Estado, José Rodrigues, além de técnicos da Sesab e representantes da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.


De acordo com Lenildo, que atua como articulador no processo de regularização dos serviços para a região, as cirurgias eletivas são pactuadas com Itabuna e definidas pelas respectivas secretarias de saúde dos municípios que integram a Microrregião de Itabuna. "A coordenação desses procedimentos fica a cargo da Regulação Estadual de Saúde, que possui um núcleo em Itabuna. Sendo assim, as secretarias municipais da Microrregião de Itabuna terão que manter uma comunicação direta com o órgão para ter acesso aos procedimentos", declarou o gestor.


Regulação
Uma reunião foi agendada com a diretora de Regulação da Sesab, Mirian Bitencourt, no próximo dia 17, no auditório do Hospital Calixto Midlej, em Itabuna, para discutir sobre o fluxo da regulação para os municípios que compõem a Microrregião de Itabuna, com relação aos procedimentos que estão sendo contratualizados com o Estado.

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus ao festejar os 90 anos da sua criação celebrará de 15 a 21 de março do corrente ano a Semana Jubilar, quando renderemos Graças a Deus e faremos memória da história destes 90 anos de anúncio e testemunho do Evangelho nestas terras consagradas ao Coração de Jesus, Rei e centro de todos os corações.

cartaz

Esta data apresenta uma importância maior por envolver a Igreja Matriz, como patrimônio artístico e cultural mais antigo de Itajuipe na sua expressão histórica, religiosa e afetiva.

Ela é um patrimônio de grande valor para o município de Itajuípe e microrregião, não apenas para a população católica, mas para todos os cidadãos que, de alguma forma tem origem, ligação e história de vida e família em volta deste templo.

A importância da Igreja Matriz transcende a religião católica, pois em 27 de dezembro do ano 2000 o prefeito, com a aprovação da Câmara de Vereadores, sancionou a lei municipal número 646, tombando o imóvel como patrimônio histórico, artístico e cultural do município de Itajuípe. Passados mais de 89 anos, e em função do desgaste natural do tempo, a Igreja Matriz necessitava de uma grande restauração. Desde 2007 que a comunidade vem trabalhando com campanhas (telhado, piso, bancos, vitrais, torre). Agora precisamos da ajuda de outras instituições, empresas, famílias e pessoas de boa vontade para continuarmos e concluirmos os trabalhos de restauração.

Para celebrarmos os 90 anos desta história promoveremos várias atividades: celebrações, adoração eucarística, palestras e culminaremos com um Show da cantora católica Adriana Arydes do Rio de Janeiro, com a presença de caravanas vindas de mais de 30 cidades da região, sendo esperado um público de 4000 pessoas. Este evento além de comemorativo dos 90 anos visa também arrecadar fundos para a conclusão da reforma da Igreja Matriz iniciada no ano de 2007.

Portanto, vimos por meio deste, solicitar dos prezados colegas a colaboração na divulgação do evento. Em anexo segue algumas peças publicitárias: Programação, Cartaz, Logo do Evento e Spot para rodar até o dia 18/03.

Agradecemos pela especial atenção para com nossa Paróquia. Deus a abençoe!

Prefeitos e secretários municipais de saúde dos municípios que integram a Microrregião de Itabuna e Ilhéus estiveram reunidos na tarde da última quinta-feira, 26, na Uesc, com a Diretora de Controle da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – Sesab, Ana Paula Santana, que apresentou dados da Central de Regulação de Saúde para a construção de um diagnóstico situacional e a necessidade de regulação de 100% dos serviços que estão sendo contratualizados pelo Governo Estadual, através do aporte de R$ 1 milhão mensais.

Lenildo Santana durante a Reunião do Fórum de Saúde
Lenildo Santana durante a Reunião do Fórum de Saúde

De acordo com o presidente da Amurc, Lenildo Santana, a partir das informações do Estado, os municípios ganham uma condição de sistematizar os dados locais na forma de estudo para estar discutindo a continuidade desse trabalho junto ao Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado. Enquanto isso, alguns procedimentos estarão sendo oferecidos em parceria do Estado com a Prefeitura de Itabuna, a exemplo de alguns serviços da Média e Alta Complexidade, como cirurgias que já estarão disponíveis para atendimento da população regional em Itabuna, a partir do mês de março.


A regularização dos demais serviços de saúde está sendo definida pela Amurc, Prefeitura Municipal de Itabuna e a Sesab. "A parceria da Amurc não vem só para esse processo de incorporação de recursos para o financiamento da assistência em Itabuna, especificamente, mas, para uma necessidade de interlocução regional, tanto a região de Itabuna como a de Ilhéus, na conscientização dos outros municípios, enquanto o papel de cada um para fortalecer essa região de saúde, fortalecendo também o papel do Estado no processo regulatório", destacou a Diretora de Controle da Sesab.

Ana Paula Santana Diretora de Controle da Sesab
Ana Paula Santana Diretora de Controle da Sesab


Com o objetivo de facilitar e democratizar o acesso aos serviços de saúde na região, Ana Paula destacou que os serviços contratados pelo Estado deverão ser solicitados pelos municípios via Central de Regulação em Itabuna. "Não será "porta aberta", pois dá a impressão de que "bate na porta" e esta sempre fechada. Quando regulado a gente consegue classificar o paciente e identificar quem é paciente e disponibilizar o serviço que, efetivamente dará resolutividade", declarou a representante da Sesab.


Ainda de acordo com Ana Paula, o processo de continuidade dos serviços de saúde é o passo inicial, dentro do plano de ação da secretária do Estado, que é divido em curto, médio e longo prazo. Dentre os desafios, ela apontou a necessidade de melhorar outros serviços que estão funcionando, mas de forma precária. "Eu não tenho dúvida que, com o apoio da Amurc a gente vai conseguir avançar significativamente nesse processo de interlocução, de entendimento, de que a gente entende que é o ideal que uma rede consolidada", concluiu.

NOTA DE PESAR AMURC e CDS-LS

A Associação dos Municípios dos Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Território Litoral Sul manifestam profundo pesar sobre o falecimento do Ex-Deputado Federal e Ex-Secretário de Planejamento do Estado da Bahia, Zezéu Ribeiro, ocorrido na tarde desta quarta-feira, 25.

Zezéu deixa grandes contribuições para a Bahia e o Brasil, dentre elas, o Estatuto da Metrópole (PLC 05/2014), de sua autoria, que define o modelo de gestão metropolitano, sancionado recentemente pela Presidente Dilma Rousself.

Em nome da Associação e dos demais representantes municipais, o presidente da Amurc e CDS-LS, Lenildo Santana, apresenta condolências aos familiares e amigos enlutados neste momento de perda irreparável.

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n