Notícias

Presidente da Amurc destacou a participação do Executivo e da Sociedade no PPA

Durante a Escuta Social do Plano Plurianual Participativo – PPA 2016-2019 realizado nesta quinta-feira, 16, em Itabuna, o presidente da Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana destacou a importância da participação do Poder Executivo para o conhecimento das demandas, visando implementação de políticas públicas nos municípios. O documento constará propostas que estão sendo sugeridas pela sociedade civil organizada e que estarão no Plano do Governo Estadual para os próximos quatro anos.

Escuta Social

"É importante a participação dos municípios, pois, muito do que vai ser sugerido e apresentado pelo cidadão, vai ser planejado pelo Governo do Estado, mas compete aos municípios, a execução dessas políticas. Então, é importante que os municípios estejam presentes, exatamente para ter conhecimento daquilo que está sendo demandado e, sugerir aquilo que pode ser executado nos municípios para a solução dos problemas propostos", explicou o gestor.

Escuta Social do PPA

No contexto econômico, o presidente da Amurc reforçou a proposta de revitalização da lavoura cacaueira, já que abrange grande parte do Território Litoral Sul, mas sem deixar de levar em consideração todo o contexto regional, com o surgimento de outras fontes de renda. "O que a gente precisa é ter a percepção que essas ações irão repercutir na vida regional ao longo de um período. Por isso, precisamos nós fortalecer para que tenhamos o aproveitamento melhor da economia cacaueira", declarou.

A importância de construir propostas em conjunto com a população e as organizações foi também citado pelo prefeito, que ressaltou uma série de ações que precisam ser discutidas, a exemplo do setor educacional, com a chegada dos Institutos Federais da Bahia, da Universidade Federal do Sul da Bahia, de mais um curso de medicina, além da questão ambiental. "Espero que possamos construir um trabalho de fortalecimento daquilo que já buscamos no nosso dia a dia", analisou Lenildo.

A presença de instituições de vários setores da sociedade tornou o debate democrático para a construção das propostas. Para o Pró-Reitor de Extensão da Uesc, Alessandro Santana, a instituição de ensino superior entra com a parte de Ensino, Pesquisa e Extensão, mas, muito mais no sentido de ouvir e construir coletivamente com a sociedade, uma solução para o problema. "Não dá para pensar a região de uma forma isolada, não da para pensar como sendo apenas um somatório de instituições, mas um somatório no sentido de convergência de pensamentos e ações".

No campo da educação, o coordenador geral do Território Litoral Sul, Carlos Alberto (Garotinho), revelou estão sendo analisadas as diretrizes operacionais da educação no campo e a meta 21 para o Plano Estadual e dos Municipais, que norteia 18 propostas para o setor. "Sem educação a gente não muda a concepção de um povo, e a gente quer que o nosso povo seja fortalecido no campo, e que tenha atrativos suficientes para que ele continue se pertencendo e quando as políticas públicas chegarem, eles terão o conceito de sujeito".

O evento contou com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de Itabuna; Prefeitura de Uruçuca; Coordenação Estadual dos Territórios; Sema; Inema; SDR; Seplan; Câmera de Vereadores de Itabuna; MLT; AGP; STT de Itabuna; Coop. Centro Sul, Fread, dentre outras organizações civis.

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n