Secretaria Municipal de Saúde prioriza trabalho de combate à dengue em Itabuna

O secretário Eric Ettinger conduziu, na tarde desta quinta-feira, reunião técnica das equipes da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, para discutir ações e estratégias para conter o aumento de casos de dengue em Itabuna e ampliar a capacidade de atendimento de rede básica e do Pronto Atendimento que funciona na unidade de saúde José Maria de Magalhães (prédio da antiga Fundação SESP). Com a coordenaçãodo Núcleo de Educação Permanente da SMS diretores de departamento, coordenadores, médicos, enfermeirostécnicos de enfermagem e também servidores administrativos da Saúde participaram do encontro.

Secretário Eric Ettinger conduziureunião técnica das equipes da Secretaria Municipal de Saúde   Foto Gabriel de Oliveira 1
Secretário Eric Ettinger conduziureunião técnica das equipes da Secretaria Municipal de Saúde _ Foto Gabriel de Oliveira

Eric Ettinger afirmou que a dengue é a principal prioridade da Secretaria Municipal de Saúde neste momento. "Estamos dando toda atenção às unidades de saúde, buscando melhorar o atendimento da população.Conseguimos melhorar as condições de funcionamento de importantes prestadores de serviço, com mais recursos conseguidos junto ao Governo do Estado.Estamos com um mutirão de mamografias em andamento e vários programas em desenvolvimento, mas a dengue, pela situação a que chegou, é uma prioridade que deve ter o máximo de nossos esforços, para trazer segurança à população e evitar que vidas se percam", afirmou o secretário.

Secretário Eric Ettinger conduziureunião técnica das equipes da Secretaria Municipal de Saúde   Foto Gabriel de Oliveira 2

Até 13 horas desta quinta-feiraforam notificados 1.594 casos de dengue no municípioum aumento de 386% em relação ao mesmo período do ano passado, que teve 328 casos. Segundo o coordenador de Endemias da SMS, Renato Freitas, os casos estão aumentando muito e exigindo um esforço redobrado dos agentes e também preocupação dos moradores, que precisam ajudar. Ele diz que a incidência da dengue é maior nos bairros de Fátima, Califórnia e Santa Inês, mas que os casos aumentam em toda cidade. "Estamos traçando estratégias, realizando bloqueios, mas o apoio da populaçãoé imprescindível para a prevenção à doença, que se dá eliminando o mosquito Aedes aegypti, que transmite tanto a dengue quanto a Chikungunya. Para isso evitar a água paradaé a principal tática", ressalta Renato.

PERÍODO PEDE CUIDADOS DOBRADOS

Também participante do encontro, o médico plantonista do Pronto Atendimento da Dengue/Chikungunya do SESP, Melchisedeck Lemos Nascimento, disse que Itabuna vive um momento delicado de acréscimo dos casos da doença,por ser um período propício pelascaracterísticas de elevada temperatura echuvas, daí todo o cuidado para que sejam eliminados os focos das larvas do mosquito. "Felizmente na maioria dos casos atendidosforam afastadas ocorrências de dengue. Muitos casos são apenas suspeitas, sem confirmação da doença", argumentou.

Para o médico é muito importante que no início dos sintomas, a pessoa com suspeita da doença se dirija à unidade de saúde mais próxima de casa. Segundo ele,somente através da sorologia é que se consegue confirmar se a pessoa foi contaminada ou não pelo vírus da dengue. Mas mesmo antes do resultado dos exames, sendo um caso suspeito, se inicia o tratamento. "Outro fator importante é nunca fazer automedicação", alertou.

A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado.O sintoma principal é uma febre aguda, com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos duasoutras das seguintes características: dor de cabeça, dor ao redor dos olhos e no corpo, prostração, manchas na pele, associados ou não à presença de sangramentos ou hemorragias.
________________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria Municipal de Comunicação

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n