Itabuna recebe I Semana do Direito à Educação Inclusiva

Com uma intensa programação, Itabuna prepara-se para comemorar a Semana de Ação Mundial, agendada entre os dias 20 e 26 de setembro. Com programação científica, ações de mobilização e celebração a datas comemorativas, o foco será a discussão do tema inclusão a partir da garantia de direitos à educação inclusiva e acessibilidade. A realização é da Fundação Regina Cunha (FURC) e Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Educação, com apoio do Ministério Público (MP-BA) e do DayHORC – Hospital de Olhos Ruy Cunha.

A programação terá como ponto alto o I Seminário de Direito à Educação Inclusiva de Itabuna, agendado para a segunda-feira (22), no auditório do Centro de Estudos do DayHORC. O evento será aberto pelo promotor de Justiça (MP-BA), Dr. Clodoaldo Anunciação, e terá continuidade com as seguintes abordagens: "Direito à Educação Inclusiva: por uma escola e um mundo para todos", por Ana Laura Valois (FURC); "O Processo de inclusão dos alunos do ensino regular na rede estadual", por Viveca Hamati (CAP Grapiúna); "Baixa-visão: direito a educação, a regra da inclusão", com abordagem da pedagoga Ruth Vieira.

Ainda durante o Seminário serão apresentados os temas: "A Fonoaudiologia e a inclusão escolar", com participação técnica do Cesai; "A importância da Família no processo de inclusão", pela psicóloga Bárbara Andrade; "A Educação Física no processo de inclusão", com a educadora física Tattiana Mendonça; "Inclusão Escolar: papel e desafios do professor", com Márcia Peixinho; "Conhecendo o Benefício de Prestação Continuada", com palestra de Kátia Ortega. Com encerramento previsto para ás 15 horas, todos os participantes se integrarão à Caminhada da Inclusão Social e Dia de Luta da Pessoa com Deficiência do Núcleo Cuidar, que terá concentração no Jardim do O a partir das 15 horas.

Mais programação

Integrando a programação e marcando a abertura das atividades, será realizada a Comemoração do Dia Mundial da Saúde Auditiva, ainda no sábado (20), quando acontece o Mutirão do Cesai, na praça Aziz Maron. Além da exposição de trabalhos e orientações, fonoaudiólogos farão atendimentos gratuitos. Para a terça-feira, o auditório Zélia Lessa recebe o evento "Conhecendo a rede de assistência à pessoa com deficiência em Itabuna". Já para a quarta-feira (24), está programada a I Mostra de Filmes Acessíveis de Itabuna, na sede da Ficc, às 18 horas. Na quinta-feira (25), acontece uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores, às 16 horas com o tema "Acessibilidade e Inclusão".

Finalizando a Semana de Ação Mundial, na sexta-feira (26) acontece a Caminhada em Comemoração ao Dia Mundial dos Surdos, com saída do Jardim do Ó, às 15 horas. Toda programação conta com a participação direta de entidade com legado histórico na luta pela inclusão da pessoa com deficiência em Itabuna, sendo elas o CAP Grapiúna, CESAI, CEPEI, FURC, CREADH, CAPSia, INSS, Núcleo Cuidar, Aprendendo Down e APAE.

prog sam

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n