O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, foi recebido na manhã deste sábado (17), pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, e pelo vice, José Nazal, no Centro Administrativo da Conquista. Durante o encontro, o secretário anunciou investimentos na ordem de R$ 15 milhões para auxiliar a reestruturação da saúde do município de Ilhéus, uma reivindicação do prefeito de Ilhéus ao governador Rui Costa. Na última semana, uma comitiva formada por vereadores e representantes do conselho de saúde de Ilhéus, esteve na sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Salvador. Na oportunidade, Fábio Vilas-Boas reafirmou o compromisso do governador Rui Costa com Ilhéus e assegurou que a saúde sempre foi prioridade em sua gestão.

destaque2.jpg

WhatsApp Image 2018-02-17 at 12.56.50.jpg

WhatsApp Image 2018-02-17 at 12.56.47.jpg

IMGM7721.jpg


O encontro de hoje foi presenciado também pelos deputados Paulo Magalhães (federal) e Ângela Sousa (estadual), dos vereadores, secretários municipais e representantes do conselho de saúde do município. De acordo com o secretário Fábio Vilas-Boas, os recursos serão aplicados na reforma do Hospital Regional Luiz Viana Filho (HRLVF), que terá seu perfil alterado para uma unidade materno-infantil de referência de alto risco. A unidade reformada contará com UTI neonatal e pediátrica, além de um moderno centro cirúrgico e obstétrico. As obras estruturantes começam a partir do dia 1º de março. Já no CSU, o Governo do Estado irá transformar o atual posto de saúde em duas Unidades de Saúde da Família. “Conseguimos junto ao Ministério da Saúde a autorização para construção de uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA-porte 2), no bairro do Malhado, ainda neste semestre”, anunciou Fábio Vilas-Boas.


PA 24 horas – “O HRLVF nunca possuiu uma UTI Pediátrica, nem uma UTI neonatal durante o período em que esteve funcionando. Faremos um convênio com a Prefeitura de Ilhéus e iremos contratar o Hospital de Ilhéus que funcionará com serviços de leitos de retaguarda e serviços de urgência pediátrica para atender a região central”, explicou o secretário. “Além disso, garantimos o apoio financeiro para a conclusão de seis Unidades Básicas de Saúde (UBS). Também serão cedidos mais de 200 servidores (sem custo para a prefeitura) para fortalecer a rede municipal de saúde. Outra boa notícia é que a unidade de Pronto Atendimento (PA) no bairro da Conquista, que irá funcionar 24 horas com atendimento clínico e cirúrgico de urgência e emergência de adultos”, frisou Vilas-Boas.


Polo de saúde – O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre destacou os esforços da gestão municipal, da Câmara de Vereadores e do Governo do Estado para fortalecer a atenção básica. “Faremos o que for necessário para fazer Ilhéus sair da estagnação de mais de 30 anos em diversos setores, inclusive na saúde. Esse também foi meu projeto de governo e vemos que o momento é bastante favorável. Reunimos com o governador e sua equipe, discutimos como seria o novo fluxo e qual seria a contrapartida da prefeitura para que a rede de saúde funcionasse adequadamente e certamente Ilhéus tem aí a oportunidade de corrigir todos os desfites crônicos que sempre enfrentou”, disse. “A população terá a saúde que sempre mereceu e que infelizmente por irresponsabilidade de governos passados, não teve. É um novo momento na saúde em nosso município que será um Polo de saúde na Bahia”, comemorou Mário Alexandre.


O prefeito também lembrou que, apesar de poderes independentes, a Câmara de Vereadores tem tido um papel preponderante na solução da crise da saúde em Ilhéus. “Os vereadores têm sido pessoas comprometidas com os avanços que a cidade precisa, atuantes em busca do bem-estar do coletivo. Eles também têm sido peças importantes da reestruturação da saúde”, elogiou.


“Essas boas notícias”, destaca a secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira, “elevam a autoestima da população de Ilhéus e ajudarão a atingir as metas da atenção básica e pactuada. “Estes recursos são um incremento importante para os investimentos no município no âmbito da atenção à saúde da sua população”, reconheceu.
A representante da Assembleia Legislativa da Bahia, a deputada estadual Ângela Sousa, ressaltou que o governador está muito sensível às questões da Saúde em todo o Estado e principalmente em Ilhéus. “Não temos dúvida alguma que a saúde em Ilhéus recebeu tanto apoio do Governo do Estado. Lutaremos de forma aguerrida, junto com o deputado federal Paulo Magalhães, para fazer uma força-tarefa, implementando projetos e emendas parlamentares que direcionem recursos prioritariamente para esta área em nosso município”, pontuou.


No que tange aos investimentos recentes em Ilhéus, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) vem se destacando como unidade de referência também para 67 municípios da região. Desde a sua abertura em dezembro último, diversos procedimentos de alta complexidade como cirurgias ortopédicas e cateterismo cardíaco passaram a ser realizados.

Reunido ontem (8) à noite com vereadores, secretários municipais, profissionais da saúde e lideranças da comunidade, no Centro Administrativo da Conquista, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, anunciou a contratação de uma equipe de 20 médicos que passam, de imediato, a atender a população da sede e do interior do município.


Na oportunidade, também anunciou que, com recursos próprios, inicia nos próximos dias a recuperação estrutural de 10 postos de saúde e vai concluir mais sete postos, que estão com obras paralisadas por falta de prestação de contas da administração anterior ao governo federal, “completando, com dinheiro da Prefeitura, o que falta, evitando assim que o município tenha que devolver recursos e ficar sem as obras”.


“Quando cancelei o carnaval, disse à população de Ilhéus que os recursos que teriam que ser destinados à festa, eu iria economizar para aplicar em setores essenciais da cidade. Hoje estou dando a primeira resposta”, disse aos presentes. São mais 20 médicos que reforçarão as Unidades Básicas e o Samu melhorando a capacidade de atendimento da saúde de Ilhéus.


Novo olhar - “O médico da atenção básica é voltado para a família. Da criança ao idoso. Trabalhamos com o tripé promoção, prevenção e tratamento, diminuindo as filas dos hospitais, evitando, por exemplo, que os prontos socorros tem que fazer o papel de controle de pressão arterial ou da diabetes”, explica a médica Beatriz Moraes, uma das contratadas.


“O PSF é uma ideia maravilhosa em que servimos como base para a população não chegue à média e alta complexidade. Somos a base da triagem trabalhando com a medicina preventiva. O que estamos vendo hoje aqui é um avanço importante para a população”, completou a colega Clícia Adriana Maia, outra médica contratada.


Além da contratação dos profissionais, Mário Alexandre anunciou a recuperação dos postos de saúde da Urbis, Policlínica Halil Medauar, Basílio, Euler Ázaro, Herval Soledade e Olivença. De acordo com o calendário que estabeleceu, todos deverão estar concluídos ainda no primeiro semestre deste ano.


Retomada de obras - Sobre a retomada das obras de construção do Programa Saúde da Família, em convênio com o governo federal, o prefeito explicou que vai complementar recursos e concluir os PSFs da Conquista, Olivença, São José, Esperança, Princesa Isabel, Banco da Vitória e Vilela. Serão dois milhões e 200 mil reais de recursos próprios para as obras serem concluídas, evitando assim que o município devolva recursos que não foram prestados contas na gestão passada.


“Não tenho dúvida de que vamos melhorar o atendimento e fazer a saúde avançar. Em um ano não deu para resolver todos os problemas da cidade. Mas fizemos muito. E faremos muito mais”, disse o prefeito de Ilhéus. “Não são só médicos. São postos recuperados e um sistema de saúde funcionando. É dever fazer isso e muitos não fizeram. Agora é o momento possível, após desmandos deixados por governos passados”, disse a deputada estadual Ângela Sousa, presente ao ato.


Passo importante - “Hoje damos um passo importante para combatermos um dos mais graves problemas da cidade”, reconheceu o vice-prefeito José Nazal. A secretária Elizângela Oliveira explica que os novos médicos atuarão na Assistência Básica, em especial em distritos e povoados, que estão sem profissional médico há muito tempo. Todos são clínicos gerais, mas caso seja necessária a intervenção de outra especialidade, os pacientes serão encaminhados para a Policlínica da Conquista.

Prefeito_Mário_Alexandre_durante_anúncio_de_investimentos_na_saúde_-_Secom_Clodoaldo_Ribeiro_2.jpg

Prefeito_Mário_Alexandre_durante_anúncio_de_investimentos_na_saúde_-_Secom_Clodoaldo_Ribeiro_3.jpg

Prefeito_Mário_Alexandre_durante_anúncio_de_investimentos_na_saúde_-_Secom_Clodoaldo_Ribeiro_4.jpg

 

Diretora de Atenção Básica da Sesau, Cláudia Patrícia, afirma que estes profissionais compõem estratégias do Programa de Saúde da Família. “Hoje de 23 equipes de estratégia de Saúde da Família já temos 20 equipes compostas, atendendo Vilela, Basílio, Nelson Costa, Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus II e Banco da Vitória. Em breve, serão compostas equipes nos trechos Inema/Pimenteira, Banco Central e Ponta da Tulha”, assegura. Já Andrea Dickie, coordenadora de média e alta complexidade do Samu, informa que, com as contratações, a cidade passa a contar com um médico regulador (que recebe a ligação do paciente, faz o atendimento e orienta até a ambulância chegar) e outro intervencionista (médico que sai na ambulância), melhorando o serviço prestado à população.

Ilhéus é um dos destinos turísticos que tem registrado uma alta na procura por passagens rodoviárias para o período do carnaval. A previsão da AGERBA - Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia, é de que cerca de 109 mil pessoas embarquem de Salvador para o interior do Estado, e Ilhéus, Itacaré e Porto Seguro são as cidades mais citadas pelos usuários.

Praias_de_Ilhéus_são_uma_boa_opção_para_descanso_durante_o_carnaval_-_Secom_1.jpg

Praias_de_Ilhéus_são_uma_boa_opção_para_descanso_durante_o_carnaval_-_Secom_2.jpg

Wilde_José_do_Terminal_Rodoviário_de_Ilhéus_-_Secom_Clodoaldo_Ribeiro.jpg

O gerente administrativo do Terminal Rodoviário de Ilhéus, Wilde José, revela que até o momento estão previstos cerca de 77 ônibus extras partindo da capital do Estado para Ilhéus durante o período momesco. Apesar do cancelamento do carnaval oficial de Ilhéus, anunciado, no início da semana, pelo prefeito Mário Alexandre, a expectativa também é otimista em relação à taxa de ocupação da rede hoteleira.

O secretário de Turismo e Esportes, Roberto Lobão, afirma que o município tem se consolidado como o terceiro polo turístico da Bahia. “As potencialidades e atrativos naturais, históricos e culturais de Ilhéus, que possui o maior litoral no Estado, constituem a inequívoca vocação do município para o desenvolvimento do setor turístico”, acrescenta Lobão. O empresário José Leite de Souza afirma que “Ilhéus é uma cidade riquíssima na área de turismo. Tem mui gente que está vindo pra cá, não é tanto pra pular carnaval, mas sim, para descansar. Também faço parte do ramo hoteleiro e já tive a oportunidade de Ilhéus não ter carnaval e o meu hotel ficar lotado”, declarou.

De acordo com Wilde José, do Terminal Rodoviário de Ilhéus, a cidade também teve um expressivo registro no desembarque de passageiros durante o período do réveillon. “Há muito tempo não recebíamos tantos passageiros para a virada do ano, como ocorreu desta vez”, enfatizou.

Por sua vez, o auxiliar de vendas da Viação Novo Horizonte, Vitor Moraes, paulistanos e brasilienses têm lotado os ônibus da empresa com destino a Ilhéus durante a atual temporada de verão.

Segundo Moraes, praticamente todos os dias a Novo Horizonte coloca ônibus extras para a região Sul da Bahia. “Nossos carros saindo de Brasília para Ilhéus, normalmente, são às quartas-feiras e aos sábados, mas com o aumento na procura por passagens, todos os dias temos tido veículos extras. Já as saídas de São Paulo pra cá, eram diárias, porém, em horário fixo. Agora, temos mais horários diários”, salientou Vítor, entusiasmado em ver a cidade tão procurada e movimentada.

Folia – Mesmo com o cancelamento oficial do tradicional Carnaval Cultural, que ocorreria de 10 a 13 de fevereiro, muitos blocos e foliões têm manifestado interesse brincar na Avenida, caracterizados ou não, individualmente e em grupos, durante os dias da festa. “Temos que buscar enxergar nas dificuldades o lado bom das coisas. Vamos resgatar o espírito do verdadeiro carnaval, onde para ser feliz só depende de cada um de nós”, disse dona Cleonice Borges, moradora do Bairro Hernane Sá.

Secretaria de Comunicação Social - Secom

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Ilhéus já está atuando com quatro ambulâncias – sendo três unidades básicas e uma avançada – e uma motolância. A unidade tem sede na Avenida Litorânea Norte, no bairro do Malhado, e atende através do telefone 192, em regime de 24 horas.

SAMU_de_Ilhéus_já_atende_com_quatro_ambulâncias_-_Sesau_1.jpg

SAMU_de_Ilhéus_já_atende_com_quatro_ambulâncias_-_Sesau_2.jpg


De acordo com a secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira, a normalização das ambulâncias do SAMU é resultado de uma série de medidas internas para a habilitação de uma unidade avançada e de manutenção dos carros, mediante processo de licitação, com total anuência do prefeito Mário Alexandre. “Recuperamos os carros que estavam paralisados e isso restabelece a nossa capacidade de atendimento à população”, acrescentou.


Por sua vez, Elizângela Oliveira afirmou que, ainda assim, a secretaria de Saúde trabalha para que o SAMU atinja a capacidade ideal para atendimento, que é dispor de seis ambulâncias e duas motolâncias. Nesse sentido, já foi solicitado ao Ministério da Saúde o desbloqueio para a liberação de novas ambulâncias para Ilhéus.


Sobre a atuação dos vereadores ilheense por melhorias na rede de atenção à Saúde, a secretária afirmou que a ação é altamente positiva e reforça as iniciativas em prol da saúde pública mais efetiva. “Não temos dúvidas quanto à importância da parceria com a Câmara de Vereadores, cujos membros são lideranças populares que estão permanentemente em contato com os cidadãos”, salientou Oliveira.


Secretaria de Comunicação Social – Secom

As obras da Ponte Ilhéus-Pontal, realizadas pelo Governo do Estado, seguem em ritmo acelerado e devem ser concluídas no segundo semestre de 2018, beneficiando cerca de 510 mil habitantes de Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca. Será a primeira ponte estaiada da Bahia, com 533 metros de comprimento e 24,6 metros de largura e contará com passeio, canteiro central, pistas duplas nos dois sentidos e uma ciclovia. O conjunto da obra inclui 2,7 quilômetros de acesso viário.

ponte_ilheus_pontal_3.JPG

 

Serão 298 metros de trecho estaiado, com estrutura sustentada por cabos. Os 235 metros restantes serão formados por conjunto armado. Atualmente, 260 pessoas estão trabalhando na obra, que está com 90% dos serviços de fundação, 40% dos pilares e 10% da superestrutura concluídas. O investimento é de R$ 99,6 milhões.

A nova ponte terá uma formatação mais moderna, valorizando ainda mais as belezas da Baía do Pontal, com impacto positivo no fortalecimento do turismo e além disso prepara o sul da Bahia para receber novos investimentos privados e públicos, principalmente com a chegada do sistema intermodal que inclui a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Porto Sul, também atraídos pelo Governo da Bahia, através de parceria com empresários chineses, dando um novo ritmo a economia regional.

Programa Cidades Sustentáveis

O Programa Cidades Sustentáveis será apresentado pelo Instituto Nossa Ilhéus (INI) aos 42 prefeitos eleitos, além de  assessores e secretários(as) dos municípios das regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, durante o Seminário Novos Gestores Públicos, realizado pela Associação dos Municípios da Região Cacaueira (AMURC). O evento acontece dias 22 e 23 de novembro, no Auditório do Hotel Aldeia da Praia, em Ilhéus.

Claudiana Figueiredo FOTO JORNAL BAHIA ON LINE

Fomentar o desenvolvimento das economias nos próprios municípios com o objetivo de gerar trabalho, emprego e renda é um dos desafios para os novos prefeitos que tomarão posse em janeiro de 2017. Está e outras temáticas serão discutidas no “Seminário Novos Gestores Públicos”, dias 22 e 23 de novembro, no auditório do Hotel Aldeia da Praia, em Ilhéus. 

Prazo será encerrado em 22 de maio e não haverá prorrogação, segundo o Ministério da Saúde

Dia D de vacinação encerra nesta sexta-feira dia 22 - Foto Gidelzo Silva
A Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus alerta a população alvo da campanha de vacinação contra a gripe para a importância de se imunizar e para o fim do prazo, que se encerra nesta sexta-feira, 22. De acordo com a supervisora de Imunização da Sesau, Walkíria Cardeal, devem receber a dose crianças na faixa entre 6 meses e 5 anos incompletos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.

Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso, é preciso levar uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose. Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde devem procurar os postos onde estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.

Iniciada em 4 de maio, a campanha promoveu, no último dia 9, em Ilhéus, o chamado "Dia D". O trabalho, que aconteceu das 8 às 17h, em 19 postos e unidades de saúde da cidade, imunizou 4.680 pessoas. O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira, 18, que ainda é baixo o número de pessoas imunizadas. O órgão federal também alertou que não haverá prorrogação da campanha, como aconteceu em anos anteriores.

Desde o dia nove, os postos de saúde da zona rural do município também oferecem a imunização. Além de todos os postos do perímetro urbano, as doses estão disponíveis nas localidades rurais de Aritaguá, Sambaituba, São João, Campinhos, Urucutuca, Vila Olímpio, Ribeira das Pedras, Banco Central, Banco do Pedro, Carobeira e Castelo Novo.

Postos - Walkíria Cardeal chama atenção para o fato de que vários postos e unidades de saúde seguirão realizando o trabalho de imunização: Cae III (antigo Sesp), manhã e tarde; PSF (Programa Saúde da Família) da Conquista, tarde; Herval Soledade, manhã; PSF do Nelson Costa, manhã e tarde; PSF do N. S. da Vitória, manhã; Olivença, manhã; PSF do Iguape, manhã e tarde; Sarah, manhã e tarde; Dr. Euller Ázaro (Teotônio Vilela), manhã e tarde; Banco da Vitória, tarde; e Vila Cachoeira, manhã.

Secretaria de Comunicação Social – Secom

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n