Nesta quinta-feira (01), o prefeito Marcone Amaral assinou o aditivo ao convênio 001/2017, que estabelece uma cooperação financeira com o Hospital Dr. Montival Lucas (HML), único hospital de Itajuípe. Estiveram presentes na assinatura o vice-prefeito, Leandro Junquilho, o atual Secretário de Saúde, Renato Júnior, a Diretoria do HML, além dos vereadores da base Gean Silva, Presidente da Câmara, Lusiane Maia, Roney Adriel e Joacy Caires.

IMG_0014.jpg


O convênio, que havia sido firmado em 2017, é um importante reforço nas finanças da referida unidade de saúde, que passou a contar com recurso necessário para o pagamento dos médicos. Assim que assumiu o governo, o Prefeito Marcone Amaral esteve empenhado em solucionar a falta destes profissionais no hospital, um problema constante em outras gestões. A partir da celebração deste convênio, ainda em 2017, todos os repasses foram realizados em dia, cumprindo o objetivo de sempre oferecer conforto à população que busca o atendimento médico no hospital.


Para Marcone, “Desde o início de nossa gestão, fizemos todos os repasses em dia e em 2018 a parceria segue renovada com o HML, buscando oferecer um melhor serviço de saúde à população de Itajuípe, além de tentar avançar mais este ano para que, na esfera política estadual, possamos melhorar a situação do nosso hospital”, declarou.

O poeta itajuipense Marcos Luedy alcançou a surpreendente marca de mais de 2,3 milhões de visualizações, no Facebook, com um poema em homenagem ao Dia das Mães. Além das pessoas alcançadas, a poesia está sendo compartilhada por mais de 43 mil pessoas e comentada por um número aproximado de 22 mil leitores. E os números continuam subindo. O autor tem uma página literária pela internet denominada "Marcos Luedy Poeta e Convidados" há menos de um ano e, publica semanalmente seus poemas em mais de 350 comunidades de letras do Brasil e do exterior. Lançou, recentemente, o livro "O Silêncio e as Palavras e outros poemas", em Itajuípe, Itabuna e Salvador (Bahia).

FENÔMENO2

Marcos Luedy ainda não tem uma explicação para o fenômeno: "Esperava uma boa quantidade de acessos, mas nunca nessa dimensão". A administradora da Comunidade Literária "Célia's Célia", Célia Lino, de São Paulo, afirmou que "a qualidade poética do artista já é reconhecida no Brasil inteiro, então não me admirei com esse sucesso". Ela garante que o poema também repercutiu bem nas comunidades brasileiras nos Estados Unidos e em vários países da Europa.

Cleusa Maria Gonzalez, de Florianópolis, destaca a importância do trabalho poético do autor como uma das grandes revelações da poesia nacional: "Aqui em Floripa temos um grupo de admiradores de Luedy já trabalhando na divulgação do seu trabalho". O autor já está com seu segundo livro sendo editado para lançamento no próximo mês de setembro.

A câmara Municipal de Itajuípe aprovou em sessão plenária realizada nesta quinta-feira as contas do exercício de 2013 do município, sob a responsabilidade da prefeita Gilka Badaró(PSB).
A análise da Câmara foi realizada seguindo o parecer favorável do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
A maioria dos vereadores optou pelo parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), sendo as contas aprovadas por seis votos a cinco.

Milhares de fiéis participaram da XI Romaria Diocesana da Terra e das Águas, no último domingo 03 de maio, em Itajuípe. Mais de 40 caravanas, vindas de 28 municípios baianos, compareceram ao evento. O tema; "E, Deus viu que tudo era muito bom!" E, você? Refletiu sobre a necessidade de conscientização do papel de cada no cuidado com o meio ambiente.

GOPR1827

A Romaria teve início às 08h da manhã com a concentração e recepção aos romeiros na entrada da cidade, ás 09h iniciou-se a Caminhada com uma Oração conduzida pelo Pe. Jarmil e bênção do Bispo Diocesano D. Mauro Montagnoli, a caminhada seguiu ao centro da cidade. Durante todo o percurso houve distribuição de água aos peregrinos, que mesmo debaixo de chuva não desanimaram ao som dos louvores do ministério de música de Uruçuca. "É chuva de bênçãos! Deus houve nossa oração e está mandando água para nós!" Disse uma romeira.

GOPR1869

O Pe. Valmir Neves, pertencente à arquidiocese de Vitória da Conquista, esteve pela primeira vez na cidade para realização de show, que animou a multidão no Clube Kamuá. O Pe. Valmir Neves é cantor e compositor, com trinta anos de sacerdócio, ele usa a música como mais um instrumento de evangelização. "Meu Trabalho é evangelizar, eu aproveito o dom que Deus me concedeu e evangelizo cantando o amor e a paz. Além de Pe. Valmir Neves, o Ballet Tchu e Cia, com coreografias de Raul Estrela apresentaram danças para homenagear o momento.

IMG 9004

"A cidade é linda, muitos jovens, muitas famílias, a romaria está maravilhosa!" Descreveram Noélia Rodrigues e Ildemar Santos da caravana de Igrapiúna. Cidade que fica há 2 horas e 30 meia de distância de Itajuípe, trouxe para a peregrinação 180 pessoas.

O momento muito aguardado foi a celebração da missa presidida pelo Bispo, D. Mauro com a participação de vários padres que acompanharam suas paróquias. Durante a pregação o bispo destacou o papel cristão de cada um na preservação do meio ambiente. "A natureza é feita por Deus para nós! É nosso dever cuidar dela, ela é prova do amor de Deus para com a humanidade. (...) precisamos mudar o pensamento de que não temos culpa. Todos somos responsáveis. Na cerimônia foram distribuídas pelo bispo, mudas de Pau Brasil para as paróquias, como um gesto concreto e cerca de 3 mil vasos com água benta foram entregues aos participantes.

Segundo Pe. Edson o envolvimento da comunidade deixou a festa ainda mais bonita. "Todos os grupos de serviços e grande número de paroquianos estão envolvidos nas atividades do evento. Desde a acolhida, alimentação, distribuição de água, show, limpeza, e encerramento. Em tudo, a comunidade esteve mobilizada." Ele explicou ainda, que a Romaria fazia parte do calendário do ano jubilar, em comemoração aos 90 anos de fundação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Itajuípe, festividade que segue até o dia 12 de Junho de 2015, Festa do Sagrado Coração de Jesus e encerramento do ano Jubilar com o Show dos Cantores de Deus - Banda Vocal de São Paulo. Ainda agradeceu a cidade e todas as pessoas pelo apoio, parceria e presença no Evento realizado com sucesso.

Por: Aline Nascimento – Pascom (Paróquia sagrado Coração de Jesus-Itajuípe –bahia)


A noite deste sábado, 21 de março de 2015 ficará marcada como o maior evento católico já organizado na cidade de Itajuípe. Em meio ao show pirotécnico, Adriana Arydes subiu ao palco cantando “É tão bom!”, um de seus sucessos e levantou a platéia que a esperava ansiosa.

Com repertório bastante variado, ela cantou novos e antigos sucessos. A pedido de fãs ela deu uma palhinha com a música “Guardiões”, que não estava no repertório, música que fala do amor e da importância de cuidar da família.

Portal Catolico 3


Minutos antes do show, Adriana atendeu a imprensa local, numa coletiva, em seguida aos fãs com carinho e entusiasmo. Na entrevista, ela ressaltou a alegria de estar em Itajuípe. “Já estive em muitos lugares, mas estar aqui foi especial. Em todos os espaços sempre recebemos muitas manifestações de carinho. Mas, em Itajuípe foi sensacional. O povo é carinhoso e muito agradável, se preocupou nos mínimos detalhes para nos recebê-los. A cidade, o povo, o padre, o momento! Estou encantada e espero que este seja, o primeiro de muitos shows de toda minha equipe nesta linda cidade!”

Vale ressaltar a presença quase que unânime de famílias inteiras ao evento. Adultos, jovens, crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais louvaram e engrandeceram a Deus ao som de músicas como “lindo céu” e “A chave do Coração”. Adriana no show direcionou momentos de louvor para as famílias.

Tarcisio Mello


O evento contou com a participação do ballet Tchu e Cia, com apresentações que abriram a noite sob a coordenação de Raul Estrela. Para o coreógrafo a noite foi perfeita em música e dança. Ele também agradeceu pelo momento. “As bailarinas conseguiram transmitir a emoção que as letras das músicas passam. muito feliz com o trabalho realizado. Agradeço a Pe. Edson pela confiança depositada no nosso ballet.”

Os músicos locais do Ministério Cristo Rei, que abriram o evento falaram sobre a emoção e os preparativos para a noite. “Desde dezembro estamos nos preparando. Abrir um show de uma artista de nível nacional exigiu mais dedicação do grupo. Mas, a união da equipe favoreceu para que conseguíssemos chegar até aqui. Estamos muito felizes e já nos preparando para junho, para uma nova apresentação em público”. Para Tereza Assis, os músicos animaram e levantaram o povo: “O Ministério Cristo Rei nos colocou em sintonia, para o show de Adriana. Muito bom! Graças a Deus temos um padre que está resgatando nossa igreja para viver a presença de Deus”, afirma a paroquiana, que foi ao show com a família.


“Eu quero que ela venha mais vezes, adorei o show! E, que traga Davi de novo”, disse Giovanna Alves, com apenas 8 anos de idade. Um dos momentos mais bonitos do evento é quando o pequeno Davi no palco cumprimenta a platéia ao lado da mãe. E mostra que a música é um dom familiar. Ele ficou até o finalzinho do show assistindo, cantando e dançando ao som das músicas. E, ainda fez cena como guitarrista. Davi tem apenas 1 ano e 8 meses, e como a mãe – Adriana afirmou, ele é a benção que Deus a deu na perseverança da fé no amor de Deus. “Agradeço a Deus que me deu uma criança com um coração missionário. Davi sempre me acompanha com muita alegria no trabalho para o Senhor”.

Pe. Edson agradeceu a presença de todos e convidou para seguirem firmes na caminhada de fé. E, afirmou que as comemorações do jubileu dos 90 anos da paróquia Sagrado Coração de Jesus só encerram no dia 12 de junho de 2015. Na data acontecerá o show da banda católica Cantores de Deus, pondo fim às festividades.


“Então, o povo católico pode esperar por mais um grande evento realizado pela paróquia Sagrado Coração de Jesus. Assim como este show serviu para nos reanimar na fé todos os dias, devemos alimentar a fé em Nosso Senhor Deus, que é o Deus do amor. E, a comunidade católica tem que todo dia profetizar essa fé”. afirma Pe. Edson Hagge.


A comunidade itajuipense e as 15 caravanas de cidades circunvizinhas, Ilhéus, Itabuna, Ubatã, Coaraci, Uruçuca, Ipiaú, dentre outras, compareceram ao show, totalizando um público de 3.000 pessoas no Club Kamuá. O evento organizado por uma comissão de 40 católicos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus teve como principal idealizador o paróco Pe. Edson Hagge.

Por: Aline Nascimento
Imagem: portalcatolico.net, Tarcísio Mello e Erenilson

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Itajuípe, completa no próximo dia 20 de março de 2015, 90 anos de história. Missão, partilha e acolhimento, foram os grandes desafios instituídos por um conto marcado pela fé e caridade.

B20-AH-7-001 1


Reza a história, relatadas em livro de registro paroquial que no dia 20 de março de 1925 chegaram os primeiros missionários, numa terra ainda cujo nome era Pirangi. Frei Bento de Souza e seu auxiliar Pe. Franscisco Xavier deu início a santa Missão, celebrar uma missa em honra ao Sagrado Coração de Jesus que conseqüentemente viria a ser o padroeiro daquela cidade.


10959626 329642250580124 5011754600211134124 nAinda em registro, observa-se uma data marcante no processo de construção da paróquia. No dia 03 de Abril de 1925, na primeira sexta feira do mês foi benta a pedra fundamental de construção da Igreja Matriz.


A história permeia até os dias de hoje, com personagens de fé, numa grande missão erguer um templo de oração numa cidade ainda pouco povoada, cuja igreja pertencia as Paróquias de São José de Itabuna e São Jorge dos Ilhéus.
Em contagem regressiva, faltando apenas 34 dias para o início da Semana Jubiliar somos chamados a rememorar, recordar os desafios e graças contempladas nas terras consagradas ao Coração de Jesus.


A missa solene em comemoração aos 90 anos da paróquia acontecerá no dia 20 de março, às 19 horas, na Matriz Sagrado Coração de Jesus em Itajuípe, no dia seguinte (21), conforme organizadores do evento, será realizado um grande show com a cantora e compositora pertencente a Canção Nova, Adriana Arydes.


Estima-se a presença de caravanas e de um público de 3.000 fiéis, no club Kamuá, local em que acontecerá o espetáculo musical. Os ingressos já encontram-se a venda e, aos que desejam garantir o passaporte para o show deve entrar em contato com a secretaria da paróquia através do telefone 73-3238-1744.

 




 
Ontem (19/01), pela manhã, a Prefeita Gilka Badaró, com a sua comitiva de Secretárias de Governo e sua bancada de Vereadores, estiveram acompanhado o Governador Rui Costa, na Inauguração do novo posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC, em Itabuna, que oferece atendimento a 89 municípios aqui da nossa Região Sul.  
 
 
 
 
Na ocasião, também foi feita a visita ao Colégio Estadual Felix Mendonça, no início da tarde, foi feita visita a Universidade Federal do Sul da Bahia, no Campus Jorge Amado, no distrito de Ferradas. 
 
Estiveram presentes as evento, prefeitos de várias cidades do Sul da Bahia, que apoiam o Governador Rui Costa. Vários deputados governistas, lideranças políticas, presidentes de partidos da base aliada, segmentos da imprensa e autoridades da Polícia Militar da Bahia.
 
 
 
 
 
O anfitrião, o Prefeito Claudevane Leite, bastante animado, presente com o seu staf de governo.
  
 
 
 
  
 
 
A Prefeita Gilka Badaró, entusiasmada com a presença do Governador Rui Costa, pois é o seu primeiro compromisso de presença de Governo, aqui no Sul da Bahia, depois da sua posse.  
 
 
 
 
 
 
“É sempre prazeroso reencontrar prefeitos amigos, parceiros na campanha vitoriosa de Dilma, Rui e Otto, reencontrar com os Deputados da base governista, eleitos com o compromisso de ajudar a nossa Bahia e em particular a nossa região, rever amigos e amigas da nossa jornada política e pedir apoio ao Governador Rui, para os nossos municípios que passam por séria crise econômica e que precisamos urgentemente de programas de incentivos a geração de emprego e renda, para que possa dessa forma melhorar sensivelmente a qualidade de vida do nosso povo”.  Finalizou a Prefeita Gilka Badaró
 
 
 
 
 
 
 
 
ASCOM/PMITAJUIPE
 
FOTOS: ASCOM

POETA LANÇA LIVRO EM ITAJUÍPE

O Silêncio e as Palavras e outros poemas REPRODUÇÃO DO FACEBOOK

O poeta e jornalista Marcos Luedy vai lançar o seu livro de poesias – O Silêncio e as Palavras e outros poemas –, pela Editora Mondrongo, na próxima sexta-feira, dia 19 de dezembro, às 19 horas, no Salão Paroquial da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, no município de Itajuípe. Na ocasião alguns atores e atrizes da região farão declamações de poemas do livro. O lançamento contará, também, com uma Mostra de Pinturas da artista plástica Meire Nogueira. A exposição terá continuidade na semana seguinte no Memorial Adonias Filho.

Marcos Luedy FOTO FACEBOOKMarcos Luedy foi o vencedor do Concurso Regional de Contos promovido pela Ceplac/Uesc em 1976 e articulador do movimento poético BaldeAção, em Salvador, em 1979. Foi o organizador de três livros socioambientais publicados pelo então, Centro de Recursos Ambientais – CRA do Governo do Estado da Bahia, entre os anos de 2003 a 2006. Fez Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UESC e, atualmente, elabora projetos socioambientais e culturais para a iniciativa privada e pública.

A professora-doutora da UESC, Maria de Lourdes Netto Simões (Tica) no prefácio, diz que O Silêncio e as Palavras e outros poemas "se realiza em tempos diversos de enunciação, onde a voz de Marcos Luedy se expressa de forma pluri, por caminhos labirínticos. "Mas o certo é que todos os 'tons' de sua voz poética traduzem a força do seu ser inquieto, do seu estar na vida, do seu sensível olhar sobre o mundo". Ao analisar o poema-título, Tica afirma que "para o poeta, o silêncio necessário ao fazer poético é o tempo de gestação, "junção inaudível do movimento sonoro do mundo" / é "a mente de Deus nos ouvindo". O silêncio também é a capacidade de ouvir o mundo. E nasce o poema. Mas, segundo ela, o escritor é consciente da significação poética, "As palavras não se cabem /na sua própria linguagem". Ela, a palavra, ultrapassa o verbalizado e escrito, já que a poesia está nas entrelinhas: "o perfume que exala/ e grita/ entre uma e outra fala" .

Gustavo Felicíssimo, poeta e editor, ao falar sobre a poesia de Marcos Luedy diz que "temos aqui uma poesia culta, que celebra a vida e o estar do homem no mundo, uma poesia muitas vezes reflexiva, outras vezes cáustica na medida em que desvela o ser humano ensimesmado, egocêntrico, perdido dentro do seu tempo e na busca insólita pela reificação, pelo humanismo olvidado". Segundo ele, é disso que não pode ser tirado do poeta: "o delírio da poesia e o seu talento para o trabalho com a linguagem".

 

 

 

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n