O Secretário de Relações Institucionais da Bahia, Josias Gomes, recebeu em seu gabinete na Serin a prefeita de Coaraci, Josefina Castro, para ser informado das principais demandas do município – a exemplo do asfaltamento de dois trechos de estradas que ligam Coaraci a Itajuípe e Coaraci a Itapitanga, asfaltamento de ruas na cidade, e a reforma do centro cirúrgico do Hospital Geral.

"Viemos ratificar uma solicitação feita anteriormente, em março de 2014, pedindo o recapeamento asfáltico de um trecho de 23 km da estrada Coaraci a Itajuípe, e de outro trecho de 26 km ligando Coaraci a Itapitanga. As estradas apresentam muitos buracos e precisam de reparos urgentes", afirma a prefeita Josefina Castro.

Ela também reivindicou ao titular da Serin o asfaltamento das principais ruas do centro de Coaraci, projeto que já foi aprovado na Conder e que está à espera da realização da licitação. "São 5 ruas: a 21 de abril, J.J.Seabra, Almerinda de Carvalho Santos, João Batista Del Rey, e a Travessa Fernando Mário de Araújo Góes", informa a prefeita.

A terceira demanda do município é sobre o Hospital Geral de Coaraci, desapropriado pelo Estado em abril de 2011, que precisa de recursos para a reforma do seu Centro Cirúrgico. "O hospital atende Coaraci e também os municípios vizinhos de Almadina, Itapitanga, além de distritos rurais de Ilhéus e Itajuípe", argumenta a prefeita Josefina Castro

Cidade que está entre as que mais crescem no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Coaraci busca novos caminhos para estimular o gosto dos jovens pela cultura. Uma das ferramentas adotadas é a promoção de atividades com foco no mundo literário, a exemplo de um concurso de poesia, resgatado este ano e que será incluído no calendário oficial de eventos culturais do município.

concurso de poesiafoto Rosalvo dias

O concurso reúne estudantes da rede pública – estadual e municipal –, além de premiar uma categoria de autores livres, sem vínculo com qualquer instituição de ensino. Na edição de 2015, os vencedores foram conhecidos durante cerimônia realizada na sexta-feira, 1º, no auditório da Prefeitura.

Foram contemplados com o primeiro lugar os autores Robson Silva (categoria autores livres); Joelson Silva Melo, do Centro Educacional de Coaraci (categoria 6º / 7º anos da Educação Fundamental); Tamires Silva Santos, do Colégio Municipal de Coaraci (8º / 9º) e Madson Silva Santos, do Colégio Estadual Almakazir Gally Galvão (Ensino Médio).

"Essa é uma iniciativa que se inclui entre muitas outras que iremos adotar para que, não só os jovens, mas todos que vivem em Coaraci estejam sintonizados com o universo da cultura em suas múltiplas vertentes", afirma a prefeita Josefina Castro (PT).

A cidade de Coaraci, no sul da Bahia, tornou-se uma das primeiras da região a dar posse a diretores de escola eleitos diretamente por pais, professores e estudantes. A posse dos novos gestores das escolas municipais aconteceu em solenidade no Centro Educacional de Coaraci, com a presença da prefeita Josefina Castro; da secretária de Educação, Maria das Neves Ferreira de Melo; educadores e membros do legislativo local.

Prefeita Josefina Castro - foto Philipe Oliveira
Prefeita Josefina Castro

O processo de escolha dos diretores das 16 escolas da educação fundamental, cinco creches e três unidades de educação infantil, todas da rede municipal, foi festejado na cidade como uma vitória da democracia. "Como professora, sinto orgulho desse momento, pois é uma conquista pela qual sempre lutamos", comemorou a prefeita.

posse diretores - foto Philipe Oliveira
posse diretores

Representante da APLB/Sindicato na cerimônia, o professor Eduardo Gomes afirmou considerar a eleição direta para diretor um avanço na rede municipal de ensino. "Coaraci dá um exemplo para a região, pois é a única entre as pequenas cidades a escolher seus diretores dessa maneira democrática", elogiou. Para Gomes, o gestor eleito diretamente tem mais compromisso com a comunidade escolar.

A professora Fabiana Oliveira Rocha, diretora do Colégio Municipal de Coaraci, falou em nome dos novos gestores e destacou a responsabilidade de quem exerce essa função. "Ser diretor de escola não representa um status, mas o compromisso de despertar encantamento nos estudantes pela educação", disse.

Durante a posse, houve palestra da professora Angélica Cruz, que destacou os avanços registrados por Coaraci com o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Também prestigiaram o evento o vice-prefeito Sérgio Fraife e o presidente da Câmara de Vereadores de Coaraci, Antônio Carlos Maia.

TRE absolve prefeita de Coaraci

A prefeita de Coaraci, Josefina Castro (PT), foi absolvida nesta segunda-feira (27), da acusação de abuso do poder econômico nas últimas eleições municipais. A decisão favorável à gestora foi unânime entre os juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

josefina
A denúncia contra a prefeita foi apresentada por uma coligação adversária e considerada improcedente já há primeira instância. Em sessão de julgamento realizada no último dia 15, no TRE, o relator Cláudio Cesare Pereira seguiu o mesmo entendimento e votou pela improcedência da acusação, mas a decisão final acabou adiada porque outro juiz pediu vista.

O julgamento foi concluído nesta segunda, com vitória da prefeita por 6 x 0. "Nós estávamos confiantes, pela certeza de que não cometemos qualquer irregularidade no processo eleitoral", declarou Josefina. Atuou na defesa da prefeita o advogado Celso Castro.

A Prefeitura de Coaraci tem procurado reforçar o apoio ao esporte, visto hoje pelo governo municipal como um dos meios de promover inserção social e cidadania. Em 2014, cerca de R$ 250 mil em recursos municipais foram investidos nessas ações, contemplando o auxílio financeiro na organização de competições, recuperação de campos e ajuda a atletas.

josefina atletas

Esse apoio não fica restrito às modalidades mais populares, como o futebol. Alcança também esportes pouco conhecidos, como o "bushido", arte marcial de origem japonesa que possui praticantes de alto nível em Coaraci.

Reconhecendo o talento desses atletas, a Prefeitura contribuiu para que uma delegação de Coaraci participasse este mês da competição do Projeto Social Bushido, em Feira de Santana. Um investimento que se converteu em vitórias.

O time de Coaraci voltou de Feira com dois campeões na categoria infanto-juvenil: Vanessa Cerqueira e Lucas Cruz; e um vice-campeão na mesma categoria: Joadson Oliveira. Houve ainda dois campeões na categoria máster: Marcus Fagundes e Wagner Maciel; e um vice na categoria sênior: Fábio Meireles. Para coroar a participação, a representação local ainda teve um terceiro lugar na categoria adulto, com Robson Ribeiro.

"Esses resultados são motivo de orgulho para nossa cidade e todo o povo de Coaraci, que é muito bem representado por esses jovens", afirma a prefeita Josefina Castro, que recebeu a equipe em seu gabinete. Ela destacou que o esporte deve ser utilizado como instrumento de transformação da sociedade e inspiração para toda a juventude.

Coaraci é contemplada com ônibus escolar

O transporte de alunos da zona rural de Coaraci ganhou um reforço nesta segunda-feira (16). Por indicação do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), a cidade foi uma selecionadas para receber novos veículos com a finalidade de atender aos estudantes.

Josefina Castro ao lado do deputado Rosemberg Pinto
Josefina Castro ao lado do deputado Rosemberg Pinto

A entrega de 98 ônibus pelo governador Rui Costa aconteceu em Feira de Santana, com a presença de parlamentares e gestores municipais. A prefeita de Coaraci, Josefina Castro (PT), participou da solenidade e destacou a importância do novo veículo para o município.

Para a prefeita, o transporte de qualidade é "mais um estímulo para aumentar a frequência escolar e fazer com que a educação de Coaraci continue avançando no Ideb, como tem ocorrido nos últimos anos". Josefina também enfatizou a relação do deputado Rosemberg Pinto com o município.

"Nós ficamos muito contentes com o atendimento a este pleito de Coaraci, que mais uma vez pode contar com o apoio expressivo do deputado Rosemberg Pinto", declarou a prefeita.

A distribuição de ônibus para o transporte escolar nos municípios é uma ação do Governo Federal, que teve início em 2009. O Estado participa com a compra e distribuição dos veículos para os municípios.

A prefeita de Coaraci, Josefina Castro (PT), aproveitou a sessão de abertura da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (23), para prestar contas de ações realizadas no ano de 2014 e apresentar projetos para este ano. Em sua exposição aos membros do legislativo, a gestora, que estava acompanhada pelo vice-prefeito Sérgio Fraife (PP), destacou dados sobre os atendimentos no Ponto Cidadão, concessão de títulos de terra a agricultores familiares, ampliação do Bolsa Família e investimentos em educação que levaram o município a superar a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Outra conquista destacada foi a implantação de um Colégio Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia em Coaraci.

sessao de abertura - foto

De acordo com os números apresentados pela prefeita, em 2014 foram realizados 5.552 atendimentos no Ponto Cidadão, serviço onde são emitidos gratuitamente carteiras de identidade e de trabalho, CPF e certidões previdenciária e de antecedentes criminais. Na área social, a prefeita informou que no ano passado 898 famílias carentes receberam acompanhamento do Serviço de Atendimento Integral à Família e outras 93 foram acolhidas pelo Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), que atende pessoas que tiveram direitos violados.


Também no campo social, a apresentação enfatizou a importância do programa Bolsa Família para o município. Com o esforço do governo municipal para a modernização do sistema de cadastro, houve uma ampliação de 13,44% do número de beneficiários entre 2009 e 2014. Somado ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), o programa de complementação de renda, do governo federal, é responsável hoje pela injeção mensal de R$ 2.460.837,00 na economia de Coaraci.


Josefina Castro chamou atenção ainda para ações na área da saúde, com a ampliação da atenção básica e a inauguração da nova unidade de saúde da família no Bairro Maria Gabriela, o mais populoso de Coaraci. A obra recebeu investimento de R$ 407 mil, fruto de parceria do município com o governo federal, e tem projeto arquitetônico que segue os padrões do Ministério da Saúde.


Limpeza – A prefeitura disse que a principal meta do governo tem sido "organizar a cidade e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs de Coaraci". Para isso, ela considerou importantes ações como a melhoria da limpeza pública, com a mudança do sistema de coleta de lixo e a deflagração da campanha "Entulho Zero", iniciativas que deixaram a cidade mais limpa. Nesse mesmo sentido, ela mencionou investimentos em obras de saneamento básico, calcetamento de ruas e recuperação de praças.


Com relação às perspectivas para 2015, a gestora municipal destacou objetivos como a conclusão do Plano Municipal de Saneamento, a busca de recursos para asfaltar as principais ruas de Coaraci, além de patrolar estradas na zona rural. Outra intenção do governo é adquirir um micro-ônibus para o transporte de pacientes e dois ônibus escolares, buscando facilitar o acesso dos estudantes às unidades de ensino.

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n