3ª Edição do Fórum das Águas apresentará ações sustentáveis

O 3º Fórum Permanente das Águas será realizado no dia 1º de setembro, das 8 às 16 horas, no auditório do Hotel Tarik, em Itabuna.

primeira foto
LEGENDA Pró reitor da UESC Alessandro Santana diretor do Departamento de Ciências Agrárias Mauricio Maureau e a coordenadora do Centro das Águas Maria Luzia de Mello

A revitalização do rio Água Branca, um dos principais afluentes do rio Cachoeira em Itabuna, é uma das ações importantes a ser apresentada na 3ª edição do Fórum Permanente das Águas, próxima quinta-feira, 1º de setembro, a partir das 8 horas, no auditório do Hotel Tarik. O encontro repercutirá atividades que são desenvolvidas ao longo do ano, pelo Centro das Águas, em parceria com instituições públicas, privadas e não governamentais, empresários e educadores.

A revitalização é coordenada pela Universidade Estadual de Santa Cruz, por intermédio do Pró-reitor de Extensão, professor Alessandro Santana e do diretor do Departamento de Ciências Agrárias, professor Mauricio Maureau, em parceria com o Centro das Águas. Na programação do3º Fórum, Maureau exibirá as etapas do projeto, que já conta com o planejamento e o georreferenciamento do rio Água Branca, nas localidades dos bairros, Antique, São Roque e Fátima.

 LEGENDA Reunião no Centro das Águas com Elias Veloso representando o presidente do Rotary Clube de Itabuna Ataul Andrade o Coordenador Executivo da Amurc Luciano Veiga e a Presidente da Alita Sonia Maron
LEGENDA Reunião no Centro das Águas com Elias Veloso representando o presidente do Rotary Clube de Itabuna Ataul Andrade o Coordenador Executivo da Amurc Luciano Veiga e a Presidente da Alita Sonia Maron

A iniciativa tem ainda a parceria da Secretária de Educação de Itabuna, professora Dinalva Melo, com o trabalho de mobilização social, no qual a comunidade escolar e da Associação de Moradores dessas localidades estão sendo inseridos no projeto com atividades de Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis.

De acordo com a coordenadora do Centro das Águas, Mestre em Gestão Ambiental Maria Luzia de Mello, “o envolvimento de todos os setores da sociedade tem gerado resultados concretos, importantíssimos, para a transformação do ambiente em que vive essas comunidades. Além do reflorestamento das nascentes, estaremos promovendo ações de melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, declarou.

Dentre outras ações sustentáveis em desenvolvimento, o Projeto Produtor de Água será tema central da Mesa redonda no Fórum das Águas. Nesse quesito, o diretor da Organização de Conservação da Terra (OCT), Volney Fernandes abordará a temática como “Uma estratégia de desenvolvimento conservacionista”.

LEGENDA O Rio Água Branca é um afluente que passa por três bairros de Itabuna
LEGENDA Reunião no Centro das Águas com Elias Veloso representando o presidente do Rotary Clube de Itabuna Ataul Andrade o Coordenador Executivo da Amurc Luciano Veiga e a Presidente da Alita Sonia Maron

Ainda no painel, o presidente do Instituto Água Boa, Jorge Veloso falará sobre as “Nascentes do Almada”. Em seguida, o professor Doutor da Uesc / Ceplac, Dan Lobão, apresentará o projeto Pau D’ Água e o coordenador executivo da Amurc, Luciano Veiga encerra, com a apresentação do Comitê de Produtores de Água do Sul da Bahia.

Comprometimento

Foolder com a Programação do 3º Fórum das Águas

No período da tarde, será realizado um painel com os candidatos a prefeito de Itabuna, no qual eles irão apresentar ao Fórum das Águas, uma proposta para a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos na cidade. Após a explanação, os prefeituráveis irão assinar uma Carta Compromisso, no qual eles se comprometem a desenvolver as ações contidas na proposta.

O Fórum Permanente das Águas é formado pelo Centro das Águas, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Rotary Clube Itabuna Sul, E10 Comunicação, Jornal Agora, Diário Bahia, Posterlândia, Amurc, Sindincom, Alita, OAB Itabuna, Ceplac, Prefeitura de Itabuna, Emasa, Embasa, Loja Maçônica Aerópago Itabunense, Unime - Itabuna, Lions Clube Sul, Colégio Sistema, Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL de Itabuna), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n