Passagem da Tocha Olímpica por Itabuna alcançou sucesso de público

A chama olímpica passou pela cidade de Itabuna na tarde de sábado, dia 21, com grande sucesso de público, que contagiou os atletas escolhidos pela Prefeitura e os patrocinadores. A comemoração atraiu mais de 15 mil pessoas de acordo com estimativa da Polícia Militar. O comboio foi recebido na Avenida Manoel Chaves, em frente à Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso Silva, no São Caetano, exatamente às 16 horas pela Banda Marcial do Colégio Estadual de Itabuna.

DSC 3674

Ao som do tema "Carruagens de Fogo", o primeiro condutor da chama olímpica na cidade foi o atleta da Associação Itabunense de Atletismo (AIA) e medalhista Pedro Sebastião Filho, o Pedro das Medalhas, que era pura emoção. "Só tenho que agradecer ao prefeito Claudevane Leite por minha indicação para viver esse momento tão forte. Para mim foi um reconhecimento. Afinal são anos de luta e de superação de dificuldades para participar de competições por este Brasil a fora. Mas, carregar a chama olímpica é uma imensa alegria que aquece as nossas forças para continuar na luta pelo esporte e pela valorização de nossa cidade", comentou.

DSC 3685

No trajeto pelas principais vias do centro de Itabuna outros 27 condutores da Tocha Olímpica contaram com o apoio e as manifestações de carinho da comunidade que lotou ruas, avenidas, praças e sacadas de prédios com manifestações de alegria por receber a cidade um dos maiores símbolos das Olimpíadas Rio 2016. A aposentada Maria das Graças Fernandes Costa levou as netas Olivia e Bárbara para vivenciarem o momento único.

DSC 3669

"Esta é uma uma oportunidade única. E, com certeza, minhas netinhas guardarão com muito carinho por toda a vida. Afinal, as duas vão poder dizer aos filhos e netos que viram a passagem da Tocha Olímpica com esta festa popular maravilhosa. Itabuna, cidade tão bonita, ganhou visibilidade nacional e se preparou muito bem para esta festa". Para as duas pequenas o momento era de alegria. "Eu vi os atletas correndo com a Tocha Olímpica e até ganhei um boné. Quando chegar na escola vou mostrar o vídeo que fiz para meus coleguinhas. É muito lindo, muito lindo mesmo", contou a pequena Barbara Costa, 9 anos.

DSC 3663

A Tocha Olímpica percorreu 5km das principais avenidas da cidade, a exemplo da Manoel Chaves e Princesa Isabel, Jardim do Ó, Cinquentenário, Fernando Cordier, Firmino Alves, Aziz Maron e Mario Padre. O revezamento foi também um momento cheio de cultura para Ana Vitória, que estava na cidade para participar do concurso público da Prefeitura de Itabuna. "É contagiante ver toda essa gente festejando o espírito olímpico. Não acompanho as Olimpíadas, mas nesse ano tive a oportunidade de receber o maior símbolo. Moro em Itajuípe, mas fui prestigiada com um momento histórico, além de assistir lindas apresentações de violino, ballet, capoeira e shows das fanfarras. Agora vou ver os jogos e torcer por nossos atletas", afirmou.

DSC 3634

Itabuna foi uma das 300 cidades do Brasil escolhidas para realizar o revezamento da Tocha Olímpica com seus próprios atletas. Foi a 18ª cidade brasileira a receber o comboio. Para realizar a festa, a Prefeitura contou com voluntários, Força Tarefa e instituições como a Policia Rodoviária Federal, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Grupo Bandeirantes do Brasil. Além disso, reuniu representantes das secretarias municipais de Governo, Indústria, Comércio e Turismo e de Saúde, que atuou no trabalho educativo e de prevenção contra AIDS e a Dengue; Esporte e Recreação e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), que coordenou a programa de eventos culturais.

Passagem Tocha Olímpica - Foto Gabriel de Oliveira 1

O prefeito Claudevane Leite prestigiou o encerramento da passagem e do revezamento da Tocha Olímpica na Praça Rio Cachoeira, por volta das 18h15min. Na oportunidade houve a apresentação da Fanfarra Municipal Os Falcões. No palco, além do prefeito, estavam o último condutor da Tocha Olímpica o professor de Educação Física e atleta Paulo Roberto Rezende, o Paulão, e os secretários de Esporte e Recreação, Evaristo Cardoso Neto; do Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro; da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins; presidente da FICC, Nilmecy Gonçalves, dentre outras autoridades.

Passagem Tocha Olímpica - Foto Gabriel de Oliveira 2

DSC 3438

Passagem Tocha Olímpica - Foto Gabriel de Oliveira 3

Passagem Tocha Olímpica - Foto Gabriel de Oliveira 5

DSC 3556

DSC 3601

Passagem Tocha Olímpica - Foto Gabriel de Oliveira 6

Passagem Tocha Olímpica - Foto Gabriel de Oliveira 4

____________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

 

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n