Litoral Sul da Bahia: um dos destinos mais visitados do Brasil

Com grandes áreas de preservação da Mata Atlântica, o Litoral Sul baiano é famoso pelas belezas naturais que atraem cada vez mais turistas na região. São 26 cidades que o compõem: Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca.

CANAVIEIRAS 129

Conhecida como a “capital do caranguejo”, Canavieiras tem ilhas marítimas, fluviais, 17 km de praias, coqueirais e áreas de manguezais que abrigam uma variada fauna silvestre. Os passeios permitem um contato direto com a natureza. Na ilha de Atalaia e em certos trechos da Praia da Costa, por exemplo, é possível tomar banhos relaxantes, visitar aldeia de pescadores e ir a barracas que oferecem o melhor da cozinha regional.

No centro da cidade está o Sítio Histórico, com construções coloniais do século XIX, restauradas e preservadas pelo patrimônio histórico. Existem ainda opções de passeios de lancha pelo Rio Pardo, onde os turistas podem apreciar a paisagem rodeada por manguezais e ilhas, como a das Garças e a do Peixe-Boi. Já a deserta Barra Velha, região habitada por pescadores e preservada com praias, abriga um empreendimento que estimula o turismo natural, incluindo o nudismo.

MARAU 100

O município de Maraú possui uma cultura rica e quase totalmente preservada, atraindo cada vez mais turistas de todas as partes do mundo. Devido à rara beleza e transparência de suas águas, Maraú é conhecida como a “Polinésia Baiana”, com praias distribuídas entre povoados. Além das ilhas, praias, cachoeiras, manguezais e quilômetros de Mata Atlântica totalmente preservados, os sítios históricos também fazem parte dos atrativos do município. Entre as principais praias estão a Praia de Arandi, Barra Grande e Cassange. A cidade é um ótimo ponto de partida para explorar o Rio Maraú, pouco procurado pela maioria dos turistas que preferem as praias, mas que esconde paisagens belíssimas, manguezais, matas e cachoeiras.

UNA 2 7

As principais atrações da cidade de Una são as praias, os rios, os banhos de lama negra medicinal e as corredeiras do rio Una. O município abriga o Ecoparque, um centro de visitação, pesquisa e educação ambiental com grande área de Mata Atlântica preservada e propício para os amantes do turismo ecológico. Na programação dos turistas não pode faltar a visita à igreja do padroeiro local, São Sebastião, que conserva as características arquitetônicas de séculos atrás. Ela conta com muitas pousadas e restaurantes, além de lojas de artesanato e uma escola de tapetes e cangas artesanais. Suas praias são favoráveis à prática de surf, pesca e esportes náuticos como caiaque e jet-ski. Nos 17 km de costa, existe uma variedade de pousadas, restaurantes e está instalado um dos maiores resorts do país.

Já na pequena cidade de Almadina, o lazer dos turistas fica por conta dos bares, lanchonetes e boates. A cidade é cercada por lindas serras típicas da Mata Atlântica, e a menos de 100 quilômetros encontra-se também as praias de Ilhéus, outra opção de divertimento. O rio Almada, que nasce em Almadina e passa pelas cidades vizinhas, é muito apreciado por quem visita o município.

ItacareTurismo

Itacaré tem uma vasta extensão de praias, serras e vegetação de Mata Atlântica, é ideal para a prática de rafting e passeios de canoa no Rio de Contas. Suas praias estão entre as melhores do país para a prática do surf, abrigando etapas de campeonatos nacionais e internacionais. Com uma excelente infraestrutura turística, o visitante encontra diversas pousadas, hotéis e luxuosos resorts. A cidade possui cachoeiras de beleza incomparável como a Cachoeira de Pancada Grande e a Cachoeira do Cleandro. Já a Praia da Concha, com águas calmas, sem ondas e muitos coqueiros, é a que fica mais perto da cidade e a mais frequentada.

Fonte: http://upb.org.br/

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n