Conselho de Administração do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia elege seu presidente

Integrantes do Conselho de Administração do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, reunidos no último dia 25 de abril no auditório Hélio Reis da Ceplac, elegeram como seu primeiro presidente o Prof. Rogério Quintella, representante da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB. Como seu substituto eventual no Conselho ficou o representante da Ceplac, Prof. Antonio Zugaib, técnico em planejamento da Instituição.

unnamed

O Conselho de Administração do parque, recém-empossado no último dia 5 de abril, tem ainda como titulares ou representantes, os seguintes membros e instituições: Maria Josefina Vervloet Fontes (Universidade Estadual Santa Cruz – UESC), Leandro Sampaio Oliveira Ribeiro (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IFBaiano), Francisco Sergio Day de Toledo (Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares de Ilhéus e Itabuna - SINEC), Thomas de Araújo Buck (Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado da Bahia – SECTI), Wilson Galvão Andrade (Associação Baiana das Empresas de Base Florestal – ABAF), Marcelo de Camargo Furtado (Instituto Arapyaú), Luciano Robson Rodrigues Veiga (Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia – AMURC).

O Parque Tecnológico tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento científico tecnológico como forma de incentivo a criação e desenvolvimento de empreendimentos de base tecnológica, promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental e buscando o fortalecimento das indústrias.

unnamed 1

Segundo o seu presidente Rogério Quintella, o Parque já nasce prestando serviços à comunidade através de análises físico-químicas e brevemente análises sensoriais. Outra prestação de serviço será a gestão da Rede Gigasul de Internet de alta velocidade. Este anel de fibra ótica passará pelo Parque, Ceplac, UFSB, UESC, IF Bahia, Pólo de Informática de Ilhéus e se estenderá até o IF Baiano no município de Uruçuca.

Ele explica ainda, que o Parque Sul-Ba, será instalado numa área de 50 hectares localizada na Ceplac e que está sendo liberada pelo órgão num acordo de “cessão de uso”, com projeção para quatro áreas de concentração ou vocações: a) Biotecnologia e alimentos; b) Cadeias Produtivas Agroflorestais; c) Engenharias, Transporte e Logística e d) Tecnologias de Informação.

Quintella informou também, que por possuir estatuto, regimento e CNPJ o Parque já pode submeter projetos junto às instituições como FINEP e MCTI, inclusive para compor os seus projetos arquitetônicos e de urbanização.

De acordo com Antonio Zugaib, técnico em planejamento da Ceplac e professor da Uesc, o Parque é um habitat do conhecimento onde vão estar envolvidos cerca de 600 a 800 doutores das universidades públicas e particulares, dos Institutos Federais e Empresas afins. “Com certeza as empresas de Ciência e Tecnologia virão em busca deste conhecimento e se instalarão no Parque gerando mais tecnologia, emprego e renda e contribuindo com o desenvolvimento do Sul da Bahia”.

unnamed 2

Até que tenha condições plenas de contratar definitivamente membros para sua diretoria executiva, o Parque conta ainda com o Diretor Presidente “Pro tempore” o Prof. Gesil Sampaio Amarante Segundo da Uesc, além do Secretário Executivo, DR. Cristiando Villela Dias, eleitos pelos membros fundadores: Instituto Arapiaú de Educação e desenvolvimento Sustentável, Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos e Eletrônicos, Computadores, informática e Similares - SINEC e o Centro de Pesquisas de Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus – CEPEDI Foram indicados e empossados para integrar o Conselho Fiscal na condição de membros efetivos as seguintes pessoas: Alfredo Dantas Landim, Juvenal Maynart Cunha e José Raimundo Santos de Araújo.

Participaram ainda como suplentes no Conselho de Administração o Prof. Daniel Piotto (UFSB), Prof. Wellington Duarte da Costa (Ceplac), Ricardo Dórea Gomes da Costa (Instituto Arapiaú), Gentil Pires Filho (SINEC) e Ivan de Oliveira Pereira (IFBaiano).

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n